A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.7218Palavras-chave:
Ensino superior, Licenciatura em engenharia, Aprendizagem de tópicos de cálculo, Aprendizagem baseada em projetos, CDIO.Resumo
Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.Downloads
Referências
Alves, A., Sousa, R. & al. (2016). Teacher's experiences in PBL: implications for practice, European Journal of Engineering Education, 41:2, 123-141, DOI: 10.1080/03043797.2015.1023782.
Bassanezi, R. (2002). Ensino - aprendizagem com Modelagem matemática. 3ª Edição Publisher Editora Contexto Editor Jaime Pinsky. ISBN85-7244-207-3. https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica.
Bellemain, F., Bellemain, P. & Gitirana, V. (2006). Simulação no ensino da matemática: um exemplo com Cabri-Géomètre para abordar os conceitos de área e perímetro. In III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindóia - São Paulo 11 a 14 de outubro de 2006.
Biembengut, M. & Hein, N. (2000). Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Editora Contexto.
Blomhoj, M. (2009). Different perspectives in research on the teaching and learning mathematical modeling. In M. Blomhoj & S. Carreira (Eds.), Mathematical applications and modeling in the teaching and learning of mathematics (pp. 5–21). Roskilde, Denmark: Roskilde University.
Blum, W. (2002). ICMI Study 14: Applications and modelling in mathematics education - Discussion document. Educational Studies in Mathematics, 51(1–2), 149–171.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
Bornatto, G. (2002). Modelagem- Simulação – Informática e a Matemática. Rev. PEC, Curitiba, 2(1), 67-71.
Cai, J., Michelle, G. & al. (2014) Mathematical modeling in school education: mathematical, cognitive, curricular, instructional and teacher education perspectives. In P. Liljedahl, C. Nicol, S. Oesterle, & D. Allan (Eds.), Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, PME-NA, Vancouver, Canada, pp. 145-172.
Crawley, E. & al. (2007). Rethinking engineering education the CDIO approach. Springer Science+Business Media, LLC. New York, USA. ISBN 978-0-387-38287-6.
Crawley, E., Edström, K., Malmqvist, J. & al. (2005). Curriculum Design Based on the CDIO Model. Proceedings of the 2005 international SEFI conference, Ankara, Turkey.
Crawley, E., Malmqvist, J., Lucas, W. & Brodeur, D. (2011). The CDIO Syllabus v2.0. An Updated Statement of Goals for Engineering Education. Proceedings of the 7th international CDIO conference, Technical University of Denmark, Copenhagen, June 20–23.
Croft, A. & Davison, R. (2004). Mathematics for engineers: a modern interactive approach. 2nd edition. Pearson Education, Prentice Hall. ISBN 13: 978-0-13-120193-x.
Edström, K. & Kolmos, A. (2014) PBL and CDIO: complementary models for engineering education development. European Journal of Engineering Education, 39:5, 539-555. DOI: 10.1080/03043797.2014.895703.
Ferreira, E., Nicola, S. & Figueiredo, I. (2011). Peer instruction method in introductory math courses. In Proceedings of the 7th International CDIO Conference, Technical University of Denmark, Copenhagen, June 20 - 23, 2011.
Galbraith, P., Stillman, G., Brown, J., & Edwards, I. (2007). Facilitating middle secondary modeling competencies, In C. Haines, P. Galbraith, W. Blum & S. Khan (Eds.), Mathematical modeling (ICTMA 12): Education, engineering and economics (pp. 130–140). Chichester, England: Horwood.
Graaff, E., & Kolmos, A. (2003). Characteristics of Problem-based Learning. International Journal of Engineering Education 19 (5): 657–662.
Hennessy, S., Wishart, J. & al. (2007). Pedagogical approaches for technology-integrated science teaching. Computers & Education, 48(1), 137-152
Jurewitsch, B. (2012). A Meta-Analytic and Qualitative Review of Online Versus Face-to-face Problem-Based Learning. Journal of Distance Education (Online), 26 (2).
Kolmos, A., & de Graaff, E. (2014). Problem-Based and Project-Based Learning in Engineering Education: Merging Models. In A. Johri, & B. M. Olds (Eds.), Cambridge Handbook of Engineering Education Research (pp. 141-161). Cambridge University Press. DOI: 10.1017/CBO9781139013451.012.
Lehmann, M., Christensen, P., Du, X. & Thrane, M. (2008). Problem-oriented and project-based learning (POPBL) as an innovative learning strategy for sustainable development in engineering education. European Journal of Engineering Education, 33:3, 283-295. DOI: 10.1080/03043790802088566
Lima, R. (2012). Aprendizagem baseada em projectos interdisciplinares: Conceitos, implementação e resultados. In XVII ENCEP 2012: Encontro Nacional de coordenadores de cursos de engenharia de Produção. Natal (Brasil), Maio de 2012.
López, M., García, M. & al. (2017). Implementation of a project-based engineering school: increasing student motivation and relevant learning. European Journal of Engineering Education, 42:6, 618-631, DOI: 10.1080/03043797.2016.1209462.
Malmqvist, J. (2009). A comparison of the CDIO ANDEUR-ACE quality assurance systems. In Proceedings of the 5th International CDIO Conference, Singapore Polytechnic, June 7 – 10.
Masson, T. & al. (2012). Metodologia de ensino: Aprendizagem baseada em projetos (PBL). In XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 3 a 6 de Setembro de 2012. Belém PA.
Rutten, N. (2014). Teaching with simulations. Tese de doutoramento. Utrecht University. Netherlands. Agosto, 2014. ISSN 1381-3617.
Takaci, Dj., & Budinski, N. (2013). Using Computers and Context in the Modeling-Based Teaching of Logarithms. Computers in the Schools, 30:1-2, 30-47, DOI:10.1080/07380569.2013.764275.
Trundle, K., & Bell, R. (2010). The use of a computer simulation to promote conceptual change: A quasi-experimental study. Computers & Education, 54(4), 1078-1088
Zuffi, E. & Onuchic, R. (2007). O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos. UNION- Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 11, 79-97.