A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7218

Palavras-chave:

Ensino superior, Licenciatura em engenharia, Aprendizagem de tópicos de cálculo, Aprendizagem baseada em projetos, CDIO.

Resumo

Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.

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Biografia do Autor

José Manuel Magalhães, Instituto Superior de engenharia do Porto

Ph.D. in Educational Sciences, specialization in Mathematics Education, from the University of Minho, MSc in Electrical Power Systems Engineering held at the Faculty of Engineering, University of Porto, and a degree in Electrical Engineering held at the Faculty of Engineering, University of Porto. At present, he is Adjunct Professor at ISEP. José has been teaching in higher education since 1989. His current research interests are in the areas of mathematics education, math learning methodologies based on technology and project-based learning.

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Publicado

24/06/2019

Como Citar

Magalhães, J. M. (2019). A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto. HOLOS, 5, 1–31. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7218

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