TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DO DISTANCIAMENTO DOS SABERES DE QUÍMICA QUÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3005

Palavras-chave:

Ensino de Química, Números Quânticos, Análise de Conteúdo, Saber Sábio

Resumo

Este trabalho buscou evidenciar a utilização da transposição didática no ensino de Química, mais especificamente do saber sábio ao saber ensinar. A pesquisa, teve caráter qualitativo, no qual realizou-se a análise de um livro do ensino superior adotado como saber sábio e de livros didáticos utilizados no ensino médio como saber a ensinar. A análise destes livros foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo, mais especificamente pela categorização dos dados. Como objeto de análise, foram utilizados os números quânticos, evidenciando-se o processo de transposição entre o saber sábio e o saber ensinar. Ocorre nesta etapa uma mudança do saber e a consequente simplificação dos números quânticos, fator que ocasiona o distanciamento e a descaracterização desse campo de conhecimento, assim como a sua descontextualização. Contribuindo com isso para a existência de diversas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo.

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Silva, G. R., & Chagas, E. (2017). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DO DISTANCIAMENTO DOS SABERES DE QUÍMICA QUÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. HOLOS, 7, 284–298. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3005

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