A EXPERIÊNCIA DO ALUNO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO

Walter Cavalcanti Costa, Cristina Botelho

Resumo


O texto literário é uma fonte inesgotável de experiência estética. Para desenvolver o prazer da leitura, bem como a formação do leitor competente, é preciso valorizar a forma de mediar a leitura, pois a literatura é mais que o gozo, é um direito, é um exercício de cidadania.  Este artigo tem como base as ideias dos teóricos da educação Kefalás (2012), Yunes; Oswald (2013), Larrosa (2011), Cosson (2011) e apresenta os resultados de um projeto experimental de letramento literário com o livro de literatura infantil “A batalha dos mamulengos”, do escritor Rubem Rocha Filho, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola pública, do estado de Pernambuco, realizado entre agosto e setembro de 2014.


Palavras-chave


Educação; Letramento Literário; Experiência Literária; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Disponível em: Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, set./dez. 2006.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

DIAS, Maria Heloisa Martins. Apagando o quadro negro. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JOYCE, William; OLDENBURG, Brandon. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (DVD). Produzido por: Moonbot Studios LA, LLC.

KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas, SP: Autores associados, 2012.

LARROSA, Jorge. EXPERIÊNCIA E ALTERIDADE EM EDUCAÇÃO. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Disponível em: EDUSER: revista de educação, Vol 2(2), 2010.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Currículo de Português para o Ensino Fundamental. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2012a.

______________. Secretaria de Educação. Orientações Teórico-metodológicas, ensino fundamental. Língua Portuguesa 1º ao 9º ano. Recife: SE. 2008.

______________. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2012b.

______________. Secretaria de Educação. Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE. 2013.

ROCHA FILHO, Rubem. A batalha dos mamulengos. Ilust. André Neves. Recife: Ed. Bagaço: 1995.

SOUZA, Valmir de. Cultura e literatura: diálogos. São Paulo: Ed. Do Autor, 2008.

YUNES, Eliana; OSWALD, Maria Luiza (orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2829



 

HOLOS IN THE WORLD