TECNOLOGIAS SOCIAIS E CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.9885

Palavras-chave:

Tecnologia social, cultura digital, inovação, educação.

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento sobre Tecnologias Sociais correlacionadas com a cultura digital no Brasil. Elegeu-se a base de dados "Prêmio Fundação Banco de Brasil de Tecnologias Sociais" com um recorte temporal entre os anos de 2001 a 2017. A pesquisa foi classificada como descritiva, pela metodologia utilizada que procurou por dados bibliográficos e documentais. Empregou-se uma abordagem quantitativa na apresentação das informações, utilizando a técnica de tabela a fim de garantir o entendimento dos resultados. Estes, apresentaram 21 experiências ocorridas em 17 estados brasileiros com desdobramentos em educação, geração de renda, inclusão digital, acessibilidade e aprendizagem assistida em ambientes virtuais. Considerando os princípios de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade, além da comprovação de alto impacto social; conclui-se que as Tecnologias Sociais com soluções digitais da referida premiação contribuem tanto para a valorização social, ambiental e econômica, quanto para a difusão da cultura digital entre crianças, jovens, idosos, deficientes visuais e auditivos.

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Biografia do Autor

Camila do Nascimento CULTRI, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Ana Paula Matos Bazilio, Universidade Federal Fluminense Universidade Federal de São Carlos

Bibliotecária da Universidade Federal Fluminensee  e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

CULTRI, C. do N., & Bazilio, A. P. M. (2021). TECNOLOGIAS SOCIAIS E CULTURA DIGITAL. HOLOS, 2, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.9885

Edição

Seção

ARTIGOS

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