CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8905

Palavras-chave:

História da Educação, Historiografia, Ensino Primário

Resumo

O objetivo deste texto é a análise da obra “Um Século de Ensino Primário” (1927a) de Nestor dos Santos Lima tomada no contexto das comemorações do centenário da primeira lei que regulamenta o ensino primário no Brasil em 1827 apresenta três níveis de estruturação discursiva no quadro de referências da produção intelectual do autor na década de 1920, especificamente no ano de 1927. O autor apresenta o significado de “Um Século de Ensino Primário” não apenas como um livro comemorativo do centenário, mas antes como o sentido preservado da lei de 1827 no cuidado da criação e provimento das escolas e nos princípios fundamentais da organização administrativa, do método de ensino, do regime disciplinar e da formação dos professores como um modelo ideal de educação e um projeto nacional.

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Biografia do Autor

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Filosofia da UFRN

Referências

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Publicado

19/08/2019

Como Citar

Thomaz de Menezes, A. B. N. (2019). CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”. HOLOS, 5, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8905

Edição

Seção

ARTIGOS

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