PERCEPÇÕES E DEMANDAS DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.4901Palavras-chave:
Instituições acadêmicas, Docentes, Transtornos relacionados ao uso de substâncias.Resumo
Esta pesquisa visa aprofundar a compreensão sobre os aspectos da educação preventiva frente ao uso abusivo de substâncias psicoativas. Trata-se de um estudo exploratório, realizado com professores e gestores de escolas públicas, utilizando como instrumento o grupo focal. Os resultados apontam que as atividades ocorrem de modo incipiente e por iniciativas circunstanciais, sem uma linha clara para a prevenção. Os profissionais não se consideram suficientemente preparados para trabalhar com o tema. Além disso, as principais dificuldades relatadas são a formação insuficiente e a baixa participação da família. Logo, a educação preventiva deveria estar associada a uma proposta mais abrangente, em conformidade com a promoção da saúde e com ações integradas ao currículo escolar.
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