A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E O PNE

Maria Margarida Machado

Resumo


O objetivo desse texto é refletir sobre a Pós-Graduação no PNE 2014-2024, Lei 13.005/2014. Para tanto, situar essa discussão a partir de que concepção epistemológica e política com destaque a tensão entre as relações Estado e da Sociedade Civil, numa concepção de Estado Ampliado, que retomam e reafirmam projetos de educação e de sociedade em disputa. O que nos leva a concluir que os desafios concernentes ao PNE tem uma dimensão política: ser a referência para a política educacional, em tempos de atravessamentos múltiplos entre as ações indutivas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e uma dimensão econômica: implementar estratégias das 20 metas do PNE sob forte impacto no orçamento da união, dos estados e municípios do contingenciamento dos recursos para a área da Educação.


Palavras-chave


Pós-Graduação. PNE 2014-2024. Brasil.

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Referências


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_____. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020). 2010.

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DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.5012



 

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