LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8003

Palavras-chave:

Língua Inglesa, leitura, letramento.

Resumo

Este estudo pretende trazer algumas reflexões acerca dos objetivos do ensino de Língua Inglesa na educação básica e suas implicações no contexto da escola pública. De modo específico apresenta, discute e propõe uma possibilidade de desenvolvimento para uma atividade inserida no material didático Caderno do Aluno (2009) do Ensino Médio. Tal proposta didática está baseada nas Diretrizes do Currículo de Língua Estrangeira Moderna do estado de São Paulo (LEM, 2008) e em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Esses documentos abordam que o ensino de Língua Inglesa deve privilegiar atividades que promovam o letramento e as práticas de leitura a fim de promover a participação do aluno em diferentes contextos sociais que envolvem a leitura e a escrita na língua -alvo. Isso significa que a aula de língua inglesa deve criar condições para que o aluno se engaje em atividades que demandam o uso da língua a partir de temas relevantes ao seu contexto social por meio de gêneros textuais diversos.

Língua inglesa, Escola pública, Leitura, Letramento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cristina Succi, PUC-SP

Doutoranda em Linguística Aplicada e estudos da linguagem.

Professora da rede pública estadual paulista - Português e Inglês.

Referências

AVELAR, F. J. S. Visões e ações de uma professora em serviço: reflexões sobre a construção do ensino de leitura em língua estrangeira. 2004. 178 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2004

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2003

BORTOLINI, L.S. Os conceitos de uso de língua, identidade e aprendizagem subjacentes ao material didático para o ensino de português. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. 1998

CELANI, M. A. A; DEYES, A.F; HOLMES, J.L; SCOTT, M. R. ESP in Brazil: 25 yearsof Evolution andReflection. Campinas, SP: Mercado de Letras, Educ, 2005

CORACINI, M. J. R. F. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995

COX, M. I. P.; ASSIS-PETERSON, A. A. (2008). O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: Assis-Peterson, A. A. (org.). Línguas estrangeiras: para além do método. Cuiabá: EdUFMT, p. 19-54

KERN, R. Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000

LEI DE DIRETRIZES E BASES. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC, 1996

LUKE, A; FREEBODY, P. 2000. Shaping the social practices of reading. In: S. MUSPRATT; A. LUKE; P. FREEBODY (orgs.), Constructing critical literacies. St. Leonards, Austrália, Allen &Unwin, p. 185-227; FIGUEIREDO, C. A. Leitura Crítica: Mas isso faz parte do ensino de leitura? – Subsídios para a Formação de Professores de Língua Estrangeira, 2000. 255 f. Tese de Doutorado. UNICAMP, Campinas. 2000

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. 190 p

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM). 2006. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Conhecimentos de línguas estrangeiras, vol. 1, p. 85-124

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Nova Proposta Curricular de LEM. São Paulo: SEE, 2008.

____ (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Aluno. Inglês ensino médio 1º ano, vol. 1 – São Paulo: SE/CENP, 2009

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Succi, S. C. (2019). LEITURA E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE NAS AULAS DE INGLÊS. HOLOS, 3, 1–17. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8003

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.