TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.7482

Palavras-chave:

Formação continuada, alfabetização matemática, anos iniciais, PNAIC

Resumo

O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Guse Weber, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Professora de Anos Iniciais da Rede Municipal de Florianópolis

Lidnei Ventura, UDESC/CEAD

Professor Dr. Depto de Pedagogia a Distância CEAD/UDESC

Referências

Alarcão, I. (2011) Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

Aragão, H. M. C.A., Vidigal, S. M. P. (2012). Materiais manipulativos para o ensino de sistema de numeração decimal. In Smole, K. S., & Diniz, M. I. (Org.). Coleção Mathemoteca. São Paulo: Edições Mathema.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2012). Pacto

Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar:

alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica (2015). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico. Brasília: MEC/SEB.

Fiorentini, D., & Crecci, V. M. Práticas de desenvolvimento profissional sob a perspectiva dos professores. Revista Diversa Prática (pp. 65-76), volume especial de lançamento.

Ghedin, E. (2002). Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In Pimenta, S. G., & Ghedin, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez.

Gómes, A. P. (1995). O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In Nóvoa, A. (Coord.) (3a ed.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Grando, R. C., & Pellatieri, M. (2016). Práticas de letramento matemático escolar no ciclo de alfabetização: jogo e resolução de problemas. In Silveira, E. da et al. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP.

Justo, J. C. R., & Dorneles, B. V. (2012). Formação continuada em matemática de professores polivalentes: dois estudos sobre resolução de problemas aditivos. Revista REVEMAT (pp. 78-96), 1, (7). eISSN: 1981-1322.

Lopes, A. R. L. V., Roos, L. T. W., & Bathelit, R. E. (2014). O número: compreendendo as primeiras noções (pp.33-41). In BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: 163 Quantificação, registros e agrupamentos. Brasília: MEC/SEB.

Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Nacarato, A. M., Passos, C. L. B., & Grando, R. C. (2014). Organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática. In BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho pedagógico. Brasília: MEC/SEB.

Ortega, E. M. V., & Parisoto, A. L. V. (2016). Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Educação em Revista (pp.53-62), 7. ISSN: 1982-6621.

Pacheco, D. R. & Pires, C. M. C. (2015). Impactos de materiais Curriculares na prática do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Revista REVEMAT (pp. 227-242), 10, (2). eISSN: 1981-1322.

Passos, C. L. et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Revista Quadrante (pp. 193-219), 15 (1-2). ISSN: 0872-3915.

Passos, C. L. (2010). Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In S. Lorenzato (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores associados.

Perrenoud, P. (2001). Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza (C. Schilling, Trad.). Porto Alegre: Ed. Artmed.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2010). Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica (pp. 5-24), 3 (3-4). ISSN: 2178-4442. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542

Romanato, M. C. (2000). Educação continuada no ensino de

matemática. In Junqueira, A. (Org.) et al. Educação continuada:

reflexões, alternativas. São Paulo, SP: Papirus.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. (F. Pereira, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Tarozzi, M. (2011). O que é grounded theory?: metodologia de

pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Rio de Janeiro: Ed. Vozes.

Downloads

Publicado

15/04/2020

Como Citar

Weber, D. G., & Ventura, L. (2020). TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC. HOLOS, 7. https://doi.org/10.15628/holos.2020.7482

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.