PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6971

Palavras-chave:

Turismo, Unidades de conservação, Participação comunitária, Desenvolvimento.

Resumo

O fluxo turístico em unidades de conservação vem se intensificando cada vez mais. Isso ocorre porque as pessoas passaram a procurar destinos mais próximos à natureza com a pretensão de se desconectar do dia a dia agitado das grandes cidades. Tendo em vista que o turismo usa o meio ambiente para se desenvolver, é relevante que haja envolvimento da comunidade local no desenvolvimento da atividade, no intuito de se buscar avanços econômicos, melhorias sociais e conservação do meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar como a comunidade local da cidade Passa e Fica-RN participa no desenvolvimento do turismo no entorno do Parque Estadual da Pedra da Boca-PB. Com o propósito de alcançar este objetivo, foi usada como metodologia a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, além da realização das pesquisas bibliográfica e eletrônica e de campo. A análise dos dados coletados em campo foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, verificou-se que uma pequena parcela da população local atua diretamente na atividade turística, e isso se dá por meio de atividades comerciais. Constatou-se também que os entrevistados tendem a perceber apenas os pontos positivos do turismo, destacando principalmente o desenvolvimento econômico, bem como percebem a relação do parque com o desenvolvimento do município, também pelo viés do turismo, como gerador de benefícios econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaiane Padilha Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo no Programa de Pós Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016).

Idiamara Nascimento de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo no Programa de Pós Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Aluna Especial no mesmo Programa em 2016, com graduação em TURISMO pela mesma Universidade (2015). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo e Hotelaria.

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), mestre em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia - UESC/UFBA (2006), doutor em ciências do desenvolvimento sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA (2012). Foi professor de ensino superior e coordenador do curso de turismo do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM no período entre fevereiro de 2005 à abril de 2010. Foi coordenador do Programa de Pós graduação em turismo / PPGTUR - UFRN (Mestrado e Doutorado - no período de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2017). (É membro integrante dos grupos de pesquisa em Cultura e Turismo: Políticas e Planejamento da UESC e Turismo, Cultura e Meio Ambiente da UFPA. É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo (GEPPOT/UFRN/CNPQ). É professor adjunto III do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal. Atualmente, realiza estágio pós doutoral (PNPD/CAPES) no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA / UFPA, com intercâmbio no Crime and Security Research Institute, Cardiff University (Reino Unido) 2018.

Referências

Azevedo, F, F., (2015). Desenvolvimento regional e potencial turístico no Seridó Potiguar. Natal: EDUFRN, 2015. 194 p.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barretto, M. (2005). Planejamento responsável do turismo. Campinas, SP: Papirus.

BRASIL. (2017). Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – UCE. Unidades de Conservação do Estado da Paraíba. Recuperado em 02 de maio de 2017. http://paraiba.pb.gov.br/meio-ambiente-dos-recursos-hidricos-e-da-ciencia-e-tecnologia/uce/

BRASIL. (2017) Sistema Nacional de Unidade de Conservação- SNUC. SNUC Lei nº 9. 985, de 18 de julho de 2000. Recuperado em 02 de junho 2017 http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc>

Benevides, I. P. (1999). Para uma agenda de discussão do turismo como fator de desenvolvimento local. IN: Rodrigues, A. B. (org.) Turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Huvitec.

Cabral, C, E., & cyrillo, M, W. (2008). O envolvimento e participação da comunidade autóctone no planejamento turístico de Balneário Camboriú (SC): análise da responsabilidade social do primeiro setor: estado. In: V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL (SEMINTUR). Caxias do Sul.

Cavalcante, M. B. Parque Estadual da Pedra da Boca: Um olhar sobre o planejamento do ecoturismo em unidades de conservação na Paraíba.

Okara: Geografia em debate. João Pessoa- PB, v. 1, n. 2, p.62-78, 2007.

Chizzotti, A. (2008). Pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas. Petrópolis-RJ: Vozes.

Coriolano, L, N. (2012). A contribuição do turismo ao desenvolvimento local. In: Portuguez, A, P., Seabra, G. & Queiroz, O, T, M, M. (Orgs.).

Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. João Pessoa- PB: Editora Universitária da UFPB. pp. 61-70.

Cruz, R, C. (2002). As paisagens artificiais criadas pelo turismo. In:

Yazigi, E. (org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto.

Dencker, A, F, M. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.

Dias, R. (2013). Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas.

França, J. P., Araújo, I. J. (2010). Desenvolvimento sustentável, redefinição do poder local e turismo como alternativa de desenvolvimento local. Holos. Ano 26, v. 2

Figueiredo, S, L., & Nóbrega, W, R, de M. (2015). Turismo e desenvolvimento regional: conceitos e políticas de um caso brasileiro. In: Figueiredo, S, L., Azevedo, F, F., & Nóbrega, W, R, de M. (Orgs.). Perspectivas contemporâneas de análise em turismo. Belém: Naea.

Hanai, F, Y. (2012). Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade do turismo: conceitos, reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté. Vol. 8, Nº. 1, pp.198-231. Disponível em: <http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr>. Acesso em: 31 maio 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2017) Recuperado em 29 de maio de 2017 de http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250100&search=paraiba|araruna.

Krippendorf, J. (2009). Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph.

Lima, A. G. A., Maques Júnior, S. (2007). Avaliação sócio-ambiental em comunidades receptoras: uma contribuição ao estudo dos impactos da atividade turística na visão dos moradores da vila de Ponta Negra, Natal/RN. Holos. Ano 23, v. 3.

Mariani, M, A, P. (2012). Economia solidária, turismo e desenvolvimento local: possibilidades de mediações no município de Mirando, no Mato Grosso do Sul. In: Portuguez, A, P., Seabra, G. & Queiroz, O, T, M, M. (Orgs.). Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. João Pessoa- PB: Editora Universitária da UFPB. pp. 145-154.

Rabinovici, A., & Irving, M, A. (2015). Participação social e turismo: uma perspectiva crítica sobre os projetos desenvolvidos por ONGs em áreas protegidas. In: irving, M, A., et al (Orgs.). Turismo, áreas protegidas e inclusão social. Rio de Janeiro: Folio Digital.

Uriely, N. (2005). The tourist experience: conceptual developments. Annals of Tourism Research. Vol. 32, Nº. 1. pp. 199-216.

Xavier, H. (2007). A percepção geográfica o turismo. São Paulo: Aleph.

Downloads

Publicado

03/12/2018

Como Citar

Oliveira, J. P., Freitas, I. N. de, & Nóbrega, W. R. de M. (2018). PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA-PB. HOLOS, 6, 151–170. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6971

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.