DESAFIOS E DISPARIDADES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE MINAS E ENGENHARIA METALÚRGICA DA UEMG/ UNIDADE JOÃO MONLEVADE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.6383Palavras-chave:
ensino, engenharia, engenharia de minas, pesquisa, crescimentoResumo
A formação do engenheiro no Brasil está crescendo de forma significativa e, com isso, a necessidade de realizar pesquisas se torna cada vez mais importante para os estudantes. O mercado da mineração e metalurgia passa por altos e baixos, por isso é sempre enriquecedor trabalhar com projetos, seja ele de pesquisa ou de extensão, pois é uma forma de aprender a trabalhar, de estudar e de crescer profissionalmente. Atentando-se às disparidades apresentadas pelos dois cursos estudados, no que diz respeito à participação em projetos de pesquisa, os resultados mostraram o maior engajamento de discentes dos cursos de Engenharia de Minas em detrimento dos de Engenharia Metalúrgica. Entretanto, essa parcela ainda é baixa considerando-se o número total de alunos dos cursos estudados. Adicionalmente, a melhor divulgação e o maior envolvimento dos professores nos projetos, foram identificados como os principais desafios recorrentes ao acesso à iniciação científica pelos alunos da referida instituição de ensino.
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