AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.6260

Palavras-chave:

agressividade, intervenção, professores, educação infantil.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios,  portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalho
 técnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.

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Biografia do Autor

Andreia Crisitane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp

Graduada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho - Unesp, respectivamente pelos câmpus  de Presidente Prudente e Marília-SP. Docente da Pós-graduação e do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, no câmpus de Presidente Prudente-SP, na área de Psicologia da Educação.

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Silva Wiezzel, A. C. (2020). AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES. HOLOS, 6, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2020.6260

Edição

Seção

ARTIGOS

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