A COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL DE MEDICAMENTOS DERIVADOS DA MACONHA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS DESAFIOS ÉTICOS PARA OS PROFISSIONAIS DE MARKETING

Autores

Palavras-chave:

Canabidiol, Marketing, Ética, Sociedade.

Resumo

No Brasil, a dicotomia entre os efeitos abomináveis da cannabis sativa e o uso medicinal desta planta assume proeminência no processo de comercialização de seus medicamentos, elementos opostos que somados às controvertidas propriedades do tetrahidrocanabinol (THC) e do canabidiol (CDB) colocam os homens de marketing diante de um campo de escolhas éticas. Assim, este trabalho buscou analisar as alternativas que se revelam como desafios para estes profissionais. Utilizou-se a abordagem qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica que fundamentou a construção do entendimento e análise do objeto de estudo. Constata-se que, uma vez permanecendo nas empresas, sem evita-las totalmente, as opções que aparecem vinculam-se, principalmente, às teorias da convicção; da responsabilidade; e da discussão. Considerando o antagonismo entre as duas primeiras matrizes, é tarefa difícil selecionar uma delas, pois não cabe mais falar em preconceitos, ou convencionalismos, em relação ao uso medicinal da maconha quando o propósito é atender aos mais necessitados. Por outro lado, uma opção pautada na utilização de meios que correspondessem apenas aos anseios empresariais, comprometendo a licitude destes medicamentos, significaria incidir em ações antiéticas. A terceira via condiz com a realidade das sociedades democráticas, onde cada um pode fazer concessões e onde as normas criadas serão aceitáveis por todos.


 

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Biografia do Autor

Raimundo Silveira Filho, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba

Servidor Público efetivo do IFPB. Possui graduação em Administração (2002) e Licenciatura em Ciências (1992) pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em gestão pública pelo Instituto Federal da Paraiba - IFPB (2009). Especialista em Marketing pela Faculdades Integradas de Patos/Pb - FIP (2008). É Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba - (UFPB).  What do you want to do ?New mailCopy

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Silveira Filho, R. (2022). A COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL DE MEDICAMENTOS DERIVADOS DA MACONHA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS DESAFIOS ÉTICOS PARA OS PROFISSIONAIS DE MARKETING. HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10395

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