A COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL DE MEDICAMENTOS DERIVADOS DA MACONHA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS DESAFIOS ÉTICOS PARA OS PROFISSIONAIS DE MARKETING
Palavras-chave:
Canabidiol, Marketing, Ética, Sociedade.Resumo
No Brasil, a dicotomia entre os efeitos abomináveis da cannabis sativa e o uso medicinal desta planta assume proeminência no processo de comercialização de seus medicamentos, elementos opostos que somados às controvertidas propriedades do tetrahidrocanabinol (THC) e do canabidiol (CDB) colocam os homens de marketing diante de um campo de escolhas éticas. Assim, este trabalho buscou analisar as alternativas que se revelam como desafios para estes profissionais. Utilizou-se a abordagem qualitativa para subsidiar a pesquisa bibliográfica que fundamentou a construção do entendimento e análise do objeto de estudo. Constata-se que, uma vez permanecendo nas empresas, sem evita-las totalmente, as opções que aparecem vinculam-se, principalmente, às teorias da convicção; da responsabilidade; e da discussão. Considerando o antagonismo entre as duas primeiras matrizes, é tarefa difícil selecionar uma delas, pois não cabe mais falar em preconceitos, ou convencionalismos, em relação ao uso medicinal da maconha quando o propósito é atender aos mais necessitados. Por outro lado, uma opção pautada na utilização de meios que correspondessem apenas aos anseios empresariais, comprometendo a licitude destes medicamentos, significaria incidir em ações antiéticas. A terceira via condiz com a realidade das sociedades democráticas, onde cada um pode fazer concessões e onde as normas criadas serão aceitáveis por todos.
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