Editorial

José Yvan Pereira Leite

Resumo


EDITORIAL

O primeiro número da HOLOS deste ano é publicado em meio a notícias que impactam na manutenção do progresso da sociedade brasileira, em particular da ciência e da tecnologia, que estão recebendo impactos importante e constantes em seus orçamentos.

Neste número publicamos 35 artigos, entre eles alguns advém do II Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e do XXXVI Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino.

É importante mencionar as novas informações do Qualis da CAPES, no qual é observada uma ampliação das áreas da inserção deste periódico. Atualmente, a HOLOS é avaliada em 41 áreas, tendo o seu maior status com B1.

É importante mencionar que as avaliações do Qualis ainda precisam ser amadurecidas, tendo em vista que muitas vezes o que se preconiza como elementos de avaliação não corresponde ao status dos artigos publicados. O processo de amadurecimento da avaliação corrigirá estas distorções, sendo importante a implantação de softwares para efetuar a extração de dados e mensurar os status.

O momento de crise é também de aprendizado. Assim, neste contexto é preciso ampliar as cooperações para manter a qualidade da publicação e atender a elevação do fluxo de artigos que chegam ao periódico. Assim, convoco a comunidade a responder com maior celeridade aos convites para as avaliações de artigos. Este retorno é necessário para a manutenção da credibilidade dos periódicos.

Os periódicos precisam estar aptos a passarem por esta difícil quadra que se encontra a sociedade brasileira com a manutenção das janelas abertas às novas submissões e ampliações, com o objetivo de preencher as lacunas que nos encontramos.

O periódico também deve abrir um canal para difundir na sociedade as dificuldades que passa o ambiente portador de futuro, pois sem o investimento nesta área compromete-se o futuro do país. A  ciência deve se somar à sociedade na defesa da manutenção dos direitos democráticos e avanços sociais.

 Informo à comunidade que ainda este mês publicaremos mais 02 (dois) números, tendo em vista atualizar a nossa periodicidade. Estas novas edições estão em processo de diagramação e ajustes finais para disponibilizá-los à sociedade.

Aos autores, lembro que este periódico de acesso aberto permite que disponibilizem em seus repositórios institucionais os artigos aqui publicados. Lembro também, que associados aos seus artigos existe um campo que você poderá utilizar para difundir os artigos nas redes sociais. Este uso possibilitará ampliar os ambientes para a leitura e visibilidade, bem como as possibilidades de citações.

Se é a hora de prospectar esperança,  que joguem as primeiras sementes com vocações para uma juventude educada descobrir caminhos encantados com vistas a construir laços sólidos comprometidos com a paz e a solidariedade. Esse, somente será possível com o envolvimento dos pesquisadores na arena política, reivindicando investimento em ciência e tecnologia como elementos para a construção de uma sociedade com políticas de estado duradouras.

Enfim, convido-os a acessarem àqueles artigos dos vossos interesses.

Boa leitura!

 

Natal,  20 de março de 2017.

 

 

Prof. José Yvan Pereira Leite 


Palavras-chave


editorial; política científica; Brasil; periódicos; HOLOS

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.6126



 

HOLOS IN THE WORLD