INSTRUÇÕES ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPULSIONANDO A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DO BRASIL: UM ENFOQUE NO SETOR TURÍSTICO

Autores

  • Lorena T. S. da Silva
  • Gerda L. P. Camelo

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2007.148

Resumo

O setor de serviços ultimamente tem participação expressiva nas pautas de exportação das mais diversas nações e estados soberanos. O setor de viagens e turismo, em específico, vem a cada dia se consolidando com crescente sucesso e como alternativa à geração de divisas para os lugares que o priorizam ou lhe conferem maior êxito nos investimentos. Sob um prisma de acentuada interação do planeta em virtude da revolução técnico-científico-globalizacional pela qual passamos, a questão do turismo se constitui como uma atividade muito além de um mero deslocamento por indivíduos ou grupos com fim de conhecer ou visitar novos lugares. Tal ramo abrange variadas nuances as quais implementam o desenvolvimento e a manutenção de sua atividade em si, bem como com outras que mantêm correlações direta e indiretamente. Questões referentes a fatores como estratégia, economia e marketing, por exemplo, também estão intrínsecas ao ramo do turismo nos dias atuais; sendo o enfoque no setor turístico uma exemplificação tangível. Essa monografia tem por objetivos específicos identificar as políticas públicas voltadas para o turismo no Brasil, demonstrar a relevância do turismo na balança de pagamentos, identificar as estratégias de marketing utilizadas no segmento e descrever a importância da Marca Brasil nas exportações de serviço a fim de se alcançar o entendimento do objetivo geral, compreender como as estratégias de marketing alavancam as exportações de serviços. Por meio de pesquisa descritiva exploratória e um aporte teórico, que perpassa por conteúdos atuais da economia e teorias consagradas do marketing, essa monografia tem o intuito de balizar os objetivos contrapondo com a realidade existente e o patamar ideal compreendendo e exaltando a importância do turismo na pauta de exportação da nação e, por conseguinte sua participação na balança de pagamentos. Palavras-chave: marketing internacional, turismo, exportação de serviços, balança de pagamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/06/2008

Como Citar

Silva, L. T. S. da, & Camelo, G. L. P. (2008). INSTRUÇÕES ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPULSIONANDO A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DO BRASIL: UM ENFOQUE NO SETOR TURÍSTICO. HOLOS, 3, 171–184. https://doi.org/10.15628/holos.2007.148

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)