AGRESSIVIDADE E ESCOLA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PROTAGONIZADO POR PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.6260Palavras-chave:
agressividade, intervenção, professores, educação infantil.Resumo
O artigo trata de uma pesquisa-ação, realizada com 36 professores de escolas públicas de um município do interior de São Paulo-SP, com o objetivo de construir projetos que pudessem sanar problema relativo à manifestações agressivas em sala de aula. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, relatos, questionários, materiais produzidos em salas de aula (relatórios, portfólios, atividades realizadas pelas crianças) e fotos. Após a realização de trabalhotécnico a respeito da agressividade infantil envolvendo a pesquisadora e os professores, os primeiros planejaram os projetos, os desenvolveram em salas de aula e avaliaram seus impactos às relações interpessoais das crianças envolvidas. Os resultados apontaram participação ativa dos professores em todo o processo da pesquisa, ocorrendo transformações significativas no cotidiano das salas de aula no que se refere às interações entre as crianças.
Downloads
Referências
ABERASTURY, A. (1982). A criança e seus jogos (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.
CASTRO, R. E. (2008). Eles cuidam de crianças. Quem cuida deles? O sofrimento psíquico do professor na relação com a criança considerada agressiva. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
COSTA, M. V. (1996). Introdução: novos olhares na pesquisa em educação. In: _____. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, p. 7-17.
MOYLES, J. R. (2006). A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre a educação infantil e anos iniciais. (M. A. V., Veronese Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Obra original publicada em 1994).
PERVOVA, I. (1999). Aggression and violence on the move in russian schoolchildren. Preventing School failure, v. 1, n. 44, p. 28-31.
THIOLLENT, M. (2005). Metodologia da Pesquisa-ação .14 ed. São Paulo: Cortez.
WINNICOTT, D. W. (1975). O brincar & a realidade. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, D.W. (1982). A criança e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.
WINNICOTT, D. W. (1992). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, D.W. (2000). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago.
WINNICOTT, D.W. (2005). Privação e delinqüência. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.