A NAVEGAÇÃO DOS ALUNOS NOS FÓRUNS VIRTUAIS E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.5957Palavras-chave:
Navegação, Hipertexto, Aprendizagem colaborativa, Educação a DistânciaResumo
Estudo de mapeamento da navegação em conteúdos hipertextuais e ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo foi compreender como alunos de cursos a distância navegavam e como isso contribuía ou interferia na aprendizagem. Os resultados indicaram o fórum virtual como ponto central das ações, onde ocorreram interações descritas como navegação não linear com skimming, navegação não linear com leitura detalhada, navegação para compartilhamento e acesso de arquivos e navegação intercalada no fórum, aulas e internet. Ocorreu interação dos alunos, configurando ações de colaboração e aprendizagem, ampliando as fronteiras dos conteúdos das disciplinas e do papel do aluno como um produtor de saberes.
Downloads
Referências
Agner L., Moraes A. (2017) Navegação e arquitetura de informação na web: a perspectiva do usuário. Boletim Técnico do Senac, v. 29, n.1. Disponível em <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/529>. Acesso em: 01 ago. 2018.
Althoff A.E., Fadel L. (2016) Visualização da trajetória de navegação de usuários em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Design da Informação. Vol. 17, n.1.
Blake C., Scanlon E. (2012) Analysing collaborative processes and interaction patterns in online discussions. Proceedings of the 8th International Conference of Networked Learning, p. 10-17.
Braga D. (2005) A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado em meio digital. In: MARCUSCHI, Luiz e XAVIER, Antônio Carlos. (Org.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna.
Damiani M. (2008) Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba: Editora UFPR, n. 31, p. 213-230.
Dillenbourg P., Baker M., Blaye A., O`malley C. (1996) The evolution of research on collaborative learning. In SPADA, Hans.; REIMAN, Peter. (Org.), Learning in humans and machine: Towards an interdisciplinary learning science. Oxford: Elsevier, p. 189- 211.
Destefano D., Lefevre J-A. (2007) Cognitive load in hypertext reading: A review. Computers in Human Behavior, v. 23, p. 1616–1641.
Jonassen D., Grabinger S. (1993) Applications of Hypertext: Technologies for Higher Education. Journal of Computing in Higher Education, v. 4, n. 2, p. 12-42.
Leão L. (2001) O labirinto da hipermídia. 2 ed. São Paulo: Iluminuras.
Lemke J. (2001) Multimedia semiotic analysis - Focal questions. Disponível em <http://www-personal.umich.edu/~jaylemke/guides/multimedia_semiotic_analysis_ questions.htm>. Acesso em: 16 out. 2009.
__________. (2002) Travels in hypermodality. Visual Communication, v. 1, n. 3.
Lehtinem E., Hakkarainen K., Lipponen L., Rahikainen M., Muukkonen H. (1999) Computer Supported Collaborative Learning: A Review. Disponível em: <http://www.comlab.hut.fi/opetus/205/etatehtava1.pdf>. Acesso em: 22 set. 2014.
Manovich L. (2001) The language of new media. Cambridge, MA: The MIT Press.
Murray J. (2003) Hamlet no Holodeck. São Paulo: Itaú Cultural: UNESP.
Padovani S., Moura D. (2008) Navegação em hipermídia. Uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna.
Primo A. (2008) Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Editora Sulina.
Santaella L. (2004) Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo, SP: Paulus.
Stahl G., Koschmann T., Suthers D. (2006) Computer supported collaborative learning: An historical perspective. In SAWYER, R. K. (Ed.), Cambridge handbook of the learning sciences, p. 409- 426. Cambridge, UK: Cambridge University Press. Disponível em: <http://GerryStahl.net/cscl/CSCL_English.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2014.