Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5932

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Avaliação Qualitativa, Teoria da Assimilação, Estrutura Hierárquica

Resumo

Este artigo contém uma análise do uso dos mapas conceituais na educação (com ênfase no ensino de física) e uma proposta de utilizá-lo como ferramenta de avaliação qualitativa. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica, foram obtidas informações que revelaram a valiosa ferramenta que são os mapas conceituais para a educação. O mapa conceitual é uma estratégica metodológica gráfica que tem por objetivo organizar, representar e criar conhecimento, através relações entre conceitos, criando proposições.  Essa ferramenta é fundamentada na teoria da assimilação de Ausubel e por esse motivo possui uma estrutura hierárquica, sua elaboração e leitura exigem um menor esforço cognitivo em relação a textos escritos. Por esse motivo, os mapas conceituais são ótimas ferramentas para a avaliação qualitativa.

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Biografia do Autor

Messias P Dantas, Secretária Estadual de Educação do RN

Licenciado em Física pelo IFRN

Professor na Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

Flávio Urbano da Silva, IFRN / Campus Natal Central

Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Física pelo IFRN.

Docente do IFRN, Licenciatura em Física.

Jacques Cousteau da Silva Borges, IFRN / Campos Natal Central

Graduado em Engenharia e Licencicado em Física.

Doutor em Engenharia de Instrumentação e Controle de Sistema Mecânicas, pela UFPB

Docente do IFRN, campus Natal Central.

Diretoria Acadêmica de Indústria

Referências

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Dantas, M. P., Silva, F. U. da, & Borges, J. C. da S. (2018). Uso dos mapas conceituais como ferramenta de avaliação qualitativa, com ênfase no ensino de Física. HOLOS, 3, 186–200. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5932

Edição

Seção

ARTIGOS

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