A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.5515Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Psicopedagogo, Aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico.Downloads
Referências
Associação Brasileira de Psicopedagogia. (2011). Código de ética do psicopedagogo. Recuperado de http://www.abpp.com.br/c%C3%B3digo-de-%C3%A9tica-do-psicopedagogo.
Associação Brasileira de Psicopedagogia. (2013). Diretrizes da formação de psicopedagogos no Brasil. Recuperado de http://www.abpp.com.br/diretrizes-da-forma%C3%A7%C3%A3o-de-psicopedagogos-no-brasil.
Chamat, L. S. J. (2004). Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. 1a ed. São Paulo: Vetor.
Chamat, L. S. J. (2008). Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem. 1a ed. São Paulo: Vetor.
Gonçalves, L. S. (2007). Psicopedagogia: formação identidade e atuação profissional. Monografia (Especialização em educação e psicopedagogia). Faculdade de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. Cap. 1, p. 12-25. Recuperado de http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/monografias/Luciana%20dos%20Santos%20Goncalves.pdf.
Pimenta, S. G. (2012). Estágio e docência. 7a ed. São Paulo: Cortez.
Porto, O. (2009). Psicopedagogia institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. 3a ed. Rio de Janeiro: Wak Ed.
Porto, O. (2009). Bases da psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem. 4a ed. Rio de Janeiro: Wak Ed.
Sampaio, S. (2009). Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Waked.
Weiss, M. L. L. (2008). Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13a ed. Rio de Janeiro: Lamparina.