INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.5165Palavras-chave:
Computadores, Aulas de Matemática, Práticas pedagógicas de Professores de MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.Downloads
Referências
Amado, N., & Carreira, S. (2008). Utilização pedagógica do computador por professores estagiários de Matemática – diferenças na prática de sala de aula. In A. P. Canavarro, D. Moreira, M. I. Rocha (Orgs.), Tecnologias e educação matemática (pp. 286-299). Lisboa: Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Blanco, E., & Silva, B. (1993). Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6(3), 37-55.
Costa, A. I. L., & Canavarro, A. P. (2008). Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores. In A. P. Canavarro, D. Moreira, M. I. Rocha (Orgs.), Tecnologias e Educação Matemática (pp. 300-312). Lisboa: Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Fernandes, J. A., Alves, M. P., Viseu, F., & Lacaz, T. M. (2006). Tecnologias de informação e comunicação no currículo de matemática do ensino secundário após a reforma curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares, 4(2), 291-329.
Fernandes, J. A. (1998). Tecnologia gráfica no estudo de classes de funções. Educação e Matemática, 46, 33-36.
Fernandes, J. A., Vaz, O. (1998). Por que usar tecnologias nas aulas de matemática? Boletim da SPM, 39, 43-55.
Goldenberg, M. (2013). A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais (7ª ed.). Rio de Janeiro: Record.
Hill, M. M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lima, A. J. B. (2011). A utilização de tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem da matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário. Dissertação de mestrado, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Ministério da Educação (2001a). Programa de Matemática A: 10º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2001b). Programa de Matemática B: 10º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2001c). Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2002a). Programa de Matemática A: 11º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2002b). Programa de Matemática B: 11º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2002c). Programa de Matemática A: 12º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 20 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2002d). Programa de Matemática B: 12º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de
http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Recuperado em 15 agosto, 2014, de http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=dir-ectorio&pid=2&letra=M.
Ministério da Educação (2008). Modernização tecnológica do ensino em Portugal. Estudo de Diagnóstico. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).
NCTM (1989). Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston: NCTM.
NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM.
Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1997). Matemática e novas tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.
Valente, J. A. (Org). (1993). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP.
Viseu, S. (2007). A utilização das TIC nas escolas portuguesas: alguns indicadores e tendências. In F. A. Costa, H. Peralta, S. Viseu (Org.), As TIC na educação em Portugal: Concepções e práticas (pp. 37-59). Porto: Porto Editora.
Viseu, F., Lima, A. J. B., & Fernandes, J. A. (2013). Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Educação Matemática e Pesquisa, 15(2), 293-316.