A TRAJETÓRIA DO RISO E DA DANÇA: UMA HISTÓRIA DE ENCONTRO E DE RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5062

Palavras-chave:

cômico, corpo, dança, história, riso

Resumo

Enquanto manifestações naturais do homem, o riso e a dança apresentam caracteres comuns por serem libertários, subversivos e transcendentais. Também se fortificam na experiência coletiva e difundem o prazer, a alegria e a sublimação. No que compete à dimensão espacial, o riso e a dança dividem o mesmo lugar, chamado corpo e, por isso, foram submetidos à severa vigilância e controle pelos órgãos de poder sociopolíticos. No contexto cênico, ambos podem abraçar a estética cômica e, assim, reorganizam-se perante as muitas maneiras de se manifestarem. A subversão existente no contexto cômico legitima seu poder de libertar e de transformar o indivíduo; denuncia e combate a normalidade; contribui para a construção e expressão de diferentes visões do mundo.

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Biografia do Autor

KATIA AGG, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN / DEF / PESQUISADORA COLABORADORA DO GRUPO DE PESQUISA ESTESIA

Pesquisa atual: relações entre a dança contemporânea e a estética do cômico, empatia e riso.

Pesquisadora colaboradora do Grupo de pesquisa Estesia, vinculado ao Departamento de Educação Física da UFRN.

Área: Filosófica; Pedagógica.

Desenvolveu pesquisa de pós doutorado com fomento CAPES, na Université Paul Valéry, Montpellier / França (2015/2016).

Professora Substituta / DEF - UFRN (2014/2015)

Doutora em Artes  / UNICAMP (2012)

Mestre em Artes / UNICAMP (2005)

Graduada Licenciatura Educação Física / UNESP Rio Claro (1996)

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

AGG, K. (2017). A TRAJETÓRIA DO RISO E DA DANÇA: UMA HISTÓRIA DE ENCONTRO E DE RESISTÊNCIA. HOLOS, 8, 321–335. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5062

Edição

Seção

ARTIGOS

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