EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO ABUSO DE DROGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NUM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL.

Autores

  • Marcos Fernando Knevitz Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Jorge Umberto Béria Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Lígia Braun Schermann Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4896

Palavras-chave:

Instituições acadêmicas, Docentes, Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Resumo

A presente pesquisa objetivou conhecer práticas preventivas ao abuso de drogas em escolas públicas municipais e estaduais. Tratou-se de um estudo descritivo, para a realização do qual foram utilizados dois questionários semiestruturados, respondidos pelas direções e professores. Os resultados encontrados apontaram que o tema drogas é trabalhado em 87,5% das escolas, estando registrado no projeto pedagógico em 57,5% dessas escolas. As atividades de educação preventiva com maior frequência foram palestras e distribuição de material educativo, sendo que 24% dos professores se consideraram preparados para atuar na educação preventiva. Os profissionais da educação demonstraram necessidade de orientação sobre como trabalhar com o tema. A prevenção pode ser melhorada com uma maior interação entre profissionais técnicos e a comunidade escolar, além de garantia de formação adequada aos professores.

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Biografia do Autor

Marcos Fernando Knevitz, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Farmacêutico. Mestre. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Promoção a Saúde das Cidades.

 

Jorge Umberto Béria, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Médico. Doutor.  Professor adjunto do Curso de Medicina e do PPGSC da ULBRA.

Lígia Braun Schermann, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Psicóloga. Doutora. Professora adjunta do Curso de Psicologia  e do PPGSC da ULBRA.

Referências

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Knevitz, M. F., Béria, J. U., & Schermann, L. B. (2018). EDUCAÇÃO PREVENTIVA AO ABUSO DE DROGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NUM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL. HOLOS, 3, 240–251. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4896

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