REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4759

Palavras-chave:

Cultura visual, Ensino de Artes Visuais, identidade, afeto

Resumo

Este texto parte de um recorte da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado – UFPel, na qual se objetivou investigar as percepções, os sentidos e a construção de identidades de alunos do quinto ano do ensino fundamental em contato com as imagens da cultura visual contemporânea. Procurei ainda verificar as possibilidades de mudança na apreensão destas imagens, proporcionadas pelas atividades desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, por meio de uma educação crítica e estética. As referências fundamentais são: Hernández (2000; 2007), que aborda a importância do trabalho com as imagens da cultura visual na escola ; Hall (2005), que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno e Meira e Pillotto (2010) que refletem sobre o afeto como fator essencial nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, das imagens produzidas pelos alunos e dos relatos escritos pelos mesmos. Fundamentados com base no referencial proposto, os dados da pesquisa revelaram que é possível realizar um trabalho utilizando imagens e objetos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação crítica e estética dos alunos a partir destas visualidades. Ainda, é relevante salientar que os estudantes demonstraram processos de identificação, pertencimento e afetos e memórias em relação às imagens escolhidas por eles para o trabalho realizado em sala de aula.

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Biografia do Autor

FABIANA LOPES DE SOUZA, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação (PPGE/FAE/UFPel), bolsista Capes (2018). Mestra em Artes Visuais (CA/PPGAV/UFPel), bolsista Capes (2015-2016). Especialista em Artes - Ensino e Percursos Poéticos e Licenciada em Artes Visuais (UFPel).Grupo de pesquisa Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ/UFPel). Professora na rede municipal de ensino - Pelotas/RS.

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Publicado

22/12/2018

Como Citar

DE SOUZA, F. L. (2018). REPENSANDO IDENTIDADES NA CULTURA VISUAL E NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS. HOLOS, 7, 77–90. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4759

Edição

Seção

ARTIGOS

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