ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO

Natália Veloso Caldas de Vasconcelos, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Priscila Cruz Fernandes, Dalliane Vanessa Pires de Andrade

Resumo


Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes

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DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.755



 

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