ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO

Autores

  • Natália Veloso Caldas de Vasconcelos
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Priscila Cruz Fernandes
  • Dalliane Vanessa Pires de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.755

Resumo

Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes

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Publicado

14/06/2012

Como Citar

Vasconcelos, N. V. C. de, Barbosa Pereira Queiroz, F. C., Queiroz, J. V., Fernandes, P. C., & Pires de Andrade, D. V. (2012). ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO. HOLOS, 3, 143–158. https://doi.org/10.15628/holos.2012.755

Edição

Seção

ARTIGOS