TENSIONAMENTOS E VICISSITUDES ATUAIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4623

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Casas Familiares Rurais, Princípios e Fundamentos

Resumo

A Pedagogia da Alternância (PA) é uma metodologia de ensino diferenciada, criada inicialmente para atender as necessidades que envolvem a população do campo. Por meio de seus instrumentos pedagógicos, procura formar crianças e jovens a partir da articulação de tempos e espaços, além de envolver a família e comunidade no processo formativo e no desenvolvimento do meio. A PA surgiu na França em 1935 e hoje está presente em todo o mundo. No Brasil essa pedagogia iniciou em 1969, no Estado do Espírito Santo e no Paraná a PA iniciou no final da década de 1980, através das Casas Familiares Rurais (CFRs). O presente artigo tem por objetivo discutir a situação das CFRs no Paraná, apresentando alguns tensionamentos e vicissitudes atualmente enfrentados por essas instituições no Estado. O estudo se caracteriza como qualitativo e os dados foram obtidos mediante análise documental e observação. Os resultados obtidos apontam que a PA praticada pelas CFRs paranaenses vem passando por significativas mudanças ao longo do tempo, mantendo-se firme apenas no princípio da alternância de tempos e espaços. A pesquisa também mostrou que as Casas se encontram em situação de grande incerteza quanto ao seu futuro, pois as articulações necessárias para sua manutenção estão muito fragilizadas.

 

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Biografia do Autor

Nayara Massucatto Mocelin, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Formada em Licenciatura em Letras Português/Inglês pala UTFPR, Campus Pato Branco. Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus Pato Branco. Linha de Pesquisa: educação e desenvolvimento. Temática: Pedagogia da Alternância.

Maria de Lourdes Bernartt, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

PhD em Educação ( UNOCHAPECÓ). Mestrado e Doutorado em Educação ( UNICAMP-SP). Licenciatura em Letras- Inglês. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, na Linha de Pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. Nessas linhas, investiga temáticas relacionadas a: 1) Políticas Públicas Brasileiras : a) políticas de inclusão social, b) políticas de desenvolvimento, c) políticas de educação, d) políticas migratórias, e) políticas para mulheres, e, nestas os temas: educação básica e superior, educação do campo/Pedagogia da Alternância, educação quilombola, educação profissionalizante, educação e diversidade cultural, educação e interculturalidade na América Latina e Caribe, educação e movimentos sociais, mulheres camponesas, migrações contemporâneas, mulheres migrantes, ensino de língua portuguesa/língua adicional para migrantes, linguagem, educação e trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem e vice-líder do Grupo de Pesquisa - CEPAD - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC).

Edival Sebastião Teixeira, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

aduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora (2013). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UTFPR de 2005 a 2010. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR de 2012 a 2013. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR de 2009 a 2013. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Membro do Conselho Municipal de Educação de Pato Branco, PR. Atualmente é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Interessa-se por investigações na temática das relações entre representações e práticas sociais em diferentes contextos, em especial nos da educação formal e não formal, da saúde pública e da mobilidade urbana

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

Massucatto Mocelin, N., Bernartt, M. de L., & Teixeira, E. S. (2017). TENSIONAMENTOS E VICISSITUDES ATUAIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PARANÁ. HOLOS, 8, 285–297. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4623

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