FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM O BRINCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3953

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação continuada, Brincadeira.

Resumo

Considerando a formação continuada em articulação com o trabalho educativo na Educação Infantil, pautado no eixo das interações e brincadeiras, neste texto apresentamos estudo bibliográfico que analisou produções acadêmicas sobre as temáticas da formação continuada e do brincar, situadas na primeira etapa da educação básica. Sustentados nos pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, buscamos compreender como se configuram as pesquisas que associam a tríade referente à formação continuada, ao brincar e à Educação Infantil, selecionando trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, nos Grupos de trabalho 07 e 08 da ANPEd e no banco da SciELO. As análises do corpus de dados acenam para a necessidade de investimentos em ações de formação continuada que tematizem o brincar na interface com o trabalho educativo com as crianças, com a finalidade de culminar em práticas pedagógicas pautadas na brincadeira.

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Biografia do Autor

Leticia Cavassana Soares, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação. Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação (PET EDU).

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Centro de Educação (CE). UFES, Vitória/Espírito Santo, Brasil

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Publicado

15/02/2016

Como Citar

Soares, L. C., Côco, V., & Ventorim, S. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM O BRINCAR. HOLOS, 1, 91–106. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3953

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