PROPOSTA DE EXPERIMENTO SUBSTITUINDO METAL PESADO NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3930Palavras-chave:
reações redox, metal pesado, rejeito químico, ensino superiorResumo
A preocupação ambiental permeia os diferentes âmbitos de ensino e pesquisa tanto nacional como internacional. Não obstante, ainda é possível observar a presença de experimentos, em instituições de ensino superior, que provoque impacto visual como, por exemplo, a precipitação do iodeto de chumbo, um produto químico que contém metal pesado. Evitar a geração de rejeitos químicos perpassa a formação do profissional como parte do seu dia-a-dia. Este artigo relata uma proposta de substituição de um experimento nas aulas de química geral experimental do ensino superior que tem como produto o metal pesado chumbo (Pb) envolvendo uma reação de oxidação-redução com a formação de precipitado sem a presença de um metal pesado.Downloads
Referências
ABREU, D.G.; IAMAMOTO, Y. Relato de uma experiência pedagógica no ensino de química: formação profissional com responsabilidade ambiental. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 582-584, 2003.
AFONSO, J.C. et al. Gerenciamento de resíduos laboratoriais: recuperação de elementos e preparo para descarte final. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 602-611, 2003.
AFONSO, J. C.; SILVEIRA, J. A.; OLIVEIRA, A.S.; LIMA, R.M.G. Análise sistemática de reagentes e resíduos sem identificação. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 157-165, 2005.
ALBERGUINI, L.B.A.; SILVA, L.C.; REZENDE, M.O.O. Tratamento de resíduos químicos: Guia prático para a solução dos resíduos químicos em instituições de ensino superior. São Carlos: Ed. RiMa, 2005.
______. Laboratório de resíduos químicos do Campus USP - São Carlos: Resultados da experiência pioneira em gestão e gerenciamento de resíduos químicos em campus universitários. Química Nova, v. 26, n. 2, p. 291-295, 2003.
AMARAL, S.T. et al. Relato de uma experiência: recuperação e cadastramento de resíduos dos laboratórios de graduação do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Química Nova, v. 24, n. 3, p. 419-423, 2001.
ATAÍDE, M.C.S. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Natal, 2010. Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
ATAÍDE, M.C.E.S.; SILVA, M.G.L.; DANTAS, J.M. Experimentos em livros didáticos: aspectos relacionados a segurança e rejeitos químicos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 61-78, 2009.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios da Química. 5ª Ed. Bookman Ed. 2011.
BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2011. Disponível em <http://www.mma.gov.br>.
BENDASSOLLI, J. A. et al. Reciclagem de cobre proveniente de analisador automático de carbono e nitrogênio. Química Nova, v. 25, n. 2, p. 312-315, 2002.
CARVALHO, P. R. Boas práticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.
CUNHA, C.J. O programa de gerenciamento dos resíduos laboratoriais do depto de química da UFPR. Química Nova, v. 24, n.3, p.424-427, 2001.
FELISBERTO, R. et al. De resíduo a insumo: a construção do caminho para uma química mais limpa através de um projeto de ensino. Química Nova, v. 31, n. 1, p. 174-177, 2008.
FERREIRA et al. Gerenciamento de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 3, 2005.
FERRO, E. S.; LONGHINOTTI, E.; BORGES, S. S. S. Reaproveitamento de soluções utilizadas em laboratórios de Química Analítica. In: Congresso Brasileiro de Química, 47. 2007, Natal. Anais... Natal: CBQ, 2007.
GIOVANNINI, J.G.; TAVARES, G.A.; BENDASSOLLI, J.A. Avaliação das técnicas de precipitação química e encapsulamento no tratamento e destinação conjunta de resíduos líquidos contendo cromo e vidrarias de laboratório. Química Nova, v. 31, n. 3, p. 676-679, 2008.
GILONI-LIMA, P. C.; LIMA, V. A. Gestão integrada de resíduos químicos em instituições de ensino superior. Química Nova, v. 31, n. 6, p. 1595-1598, 2008.
GIMENEZ, S.M.N. et al. Diagnóstico das condições de laboratórios, execução de atividades práticas e resíduos químicos produzidos nas escolas de ensino médio de Londrina-PR. Química Nova na Escola, n. 23, maio, p. 32-36, 2006.
GONÇALVES, M. et al. Gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 15, março, p. 79-84, 2010.
HIRATA, M. H.; FILHO, J. M. Manual de biossegurança. São Paulo: Manole, 2008.
JARDIM, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, v. 21, n.5, p. 671-673, 1998.
MACHADO, P. L.; MOL, G. S. Experimentando com Segurança. Química Nova na Escola, v. 27, n. 1, p. 57-60. 2008.
MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R.M.V. Manual de soluções, reagentes e solventes – padronização, preparação, purificação, indicadores de segurança e descarte de produtos químicos. São Paulo: Ed. Blucher, 2007.
MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. Química. 1ª. Ed. Scipione. São Paulo, 2007.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008.
PENATTI, F. E.; GUIMARÃES, S. T. L. Avaliação dos riscos e problemas ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos de laboratórios. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, jan./abr., p. 43-52, 2011.
PUNA, J.F.B.; BAPTISTA, B.S. A gestão integrada de resíduos sólidos urbanos – Perspectiva ambiental e econômico-energética. Química Nova, v. 31, n.3, p. 645-654, 1998.
PUGLIESI et al. Gestão de resíduos no IQ-UFF – Parte III. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 47. 2007, Natal. Anais... Natal: CBQ, 2007.
TAVARES, G. A.; BENDASSOLLI, J. A. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química Nova, v. 28, n. 4, p. 732-738, 2005.
UFRN. Relatório Interno – Divisão de Meio Ambiente/UFRN, 2009 (material mimeo).