ANÁLISE E REDESENHO DE PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO: IDENTIFICAÇÃO DE MELHORIAS EM UM PROCESSO DE COMPRA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3734Palavras-chave:
Melhoria de processos, gestão de compras, gestão pública.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar possíveis melhorias no processo de compra de bens na modalidade pregão presencial com registro de preço do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Paraíba (TRE-PB), a partir do seu mapeamento. Para tanto, utilizou como meio de investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e o estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, utilizou-se a entrevista focalizada aplicada na seção de compras, na comissão permanente de licitação e na seção de programação orçamentária e financeira, e a observação simples através do acompanhamento do fluxo desse processo de compra pelo SADP, programa interno com dados relevantes sobre todos os processos da organização. Como
resultado, conclui-se que o processo analisado é marcado por entraves burocráticos que dificultam o fluxo devido à excessiva e desnecessária concentração de atividades nas coordenadorias e secretarias superiores, provocando um gasto de tempo elevado que poderia ser evitado caso a organização adotasse sugestões de melhorias propostas neste trabalho.
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