CONTRIBUIÇÕES À MELHORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA SOB A PERSPECTIVA DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA UNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Camila Cristina de Rodrigues Salgado Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PEP/UFRN
  • Renan Felinto de Farias Aires Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN
  • Fábio Walter Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - DA/UFRPE
  • Afrânio Galdino de Araújo Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1034

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, a partir do mapeamento de processos críticos, possíveis melhorias para a gestão da Coordenação do Curso de Administração (CCA) da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter exploratório, descritivo e aplicado, que descreve os processos críticos da unidade estudada e analisa-os visando a sua melhoria. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, o questionário, a matriz GUT (Gravidade/Urgência/Tendência) e a observação simples. Como resultado, identificou-se que os processos de Matrícula e de Montagem das Blocagens eram os mais críticos, cujos principais problemas residiam na falha de comunicação entre a CCA e os departamentos acadêmicos, e a ausência de planejamento da oferta de disciplinas prevista. Assim, foi feita uma proposta de melhoria para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e foi constatada a importância do processo de mapeamento como ferramenta de melhoria contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALDOWAISAN, T.A.; GAAFAR, L.K. Business process reengineering: an approach for process mapping. Omega, v. 27, n. 5, p. 515-24, 1999.

ANJARD, R. Process mapping: a valuable tool for construction management and other professionals. Facilities, v. 16, p. 79-81, 1998.

BATEMAN, N. Sustainability: the elusive element of process improvement. International Journal of Operations & Production Management, v. 25, p. 261-276, 2005.

BIAZZO, S. Approaches to business process analysis: a review. Business Process Management Journal, v. 6, p. 99-112, 2000.

BIAZZI, M. R; MUSCAT, A. R. N.; BIAZZI, J. L. Modelo de aperfeiçoamento de processos em instituições públicas de ensino superior. Gest. Prod., v. 18, n. 4, p. 869-880, 2011.

BOLZAN, C. I. M. Excelência em Gestão Universitária: Um Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSM. Santa Maria. 2006.

CARREIRA, D. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CARPINETTI, L. C. R. Proposta de um modelo conceitual para o desdobramento de melhorias estratégicas. Gest. Prod, v. 7, n. 1, p. 29-42, 2000.

DALMARIS, P.; TSUI, E.; HALL, B.; SMITH, B. A framework for the improvement of knowledge-intensive business processes. Business Process Management Journal, v. 13, p. 279-305, 2007.

HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

JULIEN, D. M.; TJAHJONO, B. Lean thinking implementation at a safari park. Business Process Management Journal, v. 15, p. 321-335, 2009.

MAGALHAES, E. A.; SILVEIRA, S. F. R.; ABRANTES, L.

A.; FERREIRA, M. A. M.; WAKIM, V. R. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Rev. Adm. Pública, v.44, n.3, p. 637-666, 2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MEYER JR, V.; PASCUCCI, L.; MANGOLIN, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Rev. Adm. Pública, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2012.

OLIVEIRA, D. P. R. Administração de Processos: conceitos, metodologia, práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

PALMBERG, K. Exploring process management: are there any widespread models and definitions?. The TQM Journal, v. 21, p. 203-215, 2009.

PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando desempenho superior. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

RADIN, B. A.; COFFEE, J. N. A critique of TQM: problems of implementation in the public sector. Public Administration Quartely, v. 17, n. 1, p. 42-54, 1993.

ROTONDARO, R. G. Gerenciamento por processos. In: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco (Org). Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SANTOS, C. S. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

SEETHAMRAJU, R.; MARJANOVIC, O. Role of process knowledge in business process improvement methodology: a case study. Business Process Management Journal. v. 15, p. 920-936, 2009.

SILVA. E. L.; MENEZES. E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. Florianópolis: LED/UFSC, 2001.

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Graduação. Edital PRG/N° 009/2011. Disponível em: <http://www.prg.ufpb.br/aluno_on_line.html> Acesso em: 23 mar. 2012a.

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Regimento Geral. Disponível em: <http://www.ufpb.br/sods/secretaria/regpage.htm> Acesso em: 25 mar. 2012b.

VARVAKIS, G. J. et al. Gerenciamento de Processos. Apostila da disciplina Gerenciamento de Processos e Variável Ambiental – PPGEP UFSC, 1998.

VENTURINI, J. C.; PEREIRA, B. A. D.; MORALES, R.; FLECK, C. F.; BASTISTELLA JR, Z.; NAGEL, M. B. Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES). Rev. Adm. Pública, v. 44, n. 1, p. 31-53, 2010

WALTER, F. Process-orientation and Core Competence Management - the Contribution of the process-oriented Core Competence Management to the Integration of the Market-based View and the Resource-based View. Tese de Doutorado em Administração. Technische Universität Chemnitz. Chemnitz, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZABJEK, D.; KOVACIC, A; STEMBERGER, M. I. The influence of business process management and some other CSFs on successful ERP implementation. Business Process Management Journal, v. 15, p. 588 - 608, 2009.

Downloads

Publicado

17/03/2013

Como Citar

Salgado, C. C. de R., Aires, R. F. de F., Walter, F., & Araújo, A. G. de. (2013). CONTRIBUIÇÕES À MELHORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA SOB A PERSPECTIVA DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA UNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. HOLOS, 1, 151–168. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1034

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)