NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.3351Palavras-chave:
Proposta Curricular, Projeto Político-Pedagógico, ETFRN, CEFET-RNResumo
Este artigo trata da implementação da Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1995 e do Projeto Político-Pedagógico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte em 2005. Analisamos os documentos específicos e a legislação que nortearam as diretrizes à implementação da Proposta. Os resultados apontam que a compreensão dos princípios norteadores desses documentos por parte da maioria dos professores contribuiu para alguns avanços nas atividades de ensino e na redefinição do trabalho da equipe pedagógica, bem como ao desenvolvimento de ações mais direcionadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Referências
BARACHO, Maria das Graças; SILVA, Antonia Francimar da; MOURA, Dante Henrique; PEREIRA, Ulisséia Ávila. Algumas reflexões e proposições acerca do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de nível Médio. In: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: integrar para quê? Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta Curricular. Revista da ETFRN, Natal, ano 11, n. 09, p. 25, janeiro, 1995.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta Curricular: revisada e ampliada. Natal, 1997.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico: um documento em construção. Natal, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio: CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. O jornalismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
MACHADO, Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia Moderna. Campinas: Alínea, 2007.