COMO OS DOCENTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS COMPARTILHAM A GESTÃO DA INDISCIPLINA

Autores

  • Icaro Alencar Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Márcia Costa Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-1075-3041
  • Larissa Carvalho Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.3301

Palavras-chave:

indisciplina, compartilhamento, gestão, curso técnico integrado, ensino médio.

Resumo

A indisciplina é um fator presente no âmbito educacional e, por ter uma complexidade de causas que a propiciam, requer um trabalho em conjunto de todos os atores educacionais. Para tanto esta pesquisa de campo e explicativa tem como objetivo investigar, por meio de questionário, como os docentes que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Câmpus Campina Grande gerenciam a indisciplina em sala de aula, mais especificamente como ocorre a gestão compartilhada dos comportamentos indisciplinados dos discentes em sala de aula, entre professores e demais setores e agentes educacionais desta instituição. Os resultados apontam que a maior parte dos professores investigados não solicita auxílio para tratar de questões de indisciplina, e para aqueles que costumam solicitar ajuda apenas raramente o fazem, assim como a Coordenação Pedagógica, a Coordenação de Assistência ao Estudante e as Auxiliares Educacionais são as principais fontes de apoio para a maioria. Os resultados deste trabalho ampliam a possibilidade de se investigar, por exemplo, os motivos que levam os docentes a não solicitarem apoio mediante os casos de indisciplina.

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Biografia do Autor

Icaro Alencar Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Psicólogo do IFPB - Câmpus Campina Grande, Mestrando em Gestão nas Organizações Aprendentes pela UFPB; Especialista em Saúde Mental; Pesquisador nas áreas de Educação, Psicologia e Sexualidade.

Márcia Costa Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professora do IFPB - Campus Campina Grande, Mestre em Geografia. Pesquisadora na Área de Educação.

Larissa Carvalho Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB - Câmpus Campina Grande. Pesquisadora na Área de Educação.

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Publicado

19/09/2017

Como Citar

Rodrigues, I. A., Gomes, M. C., & Marques, L. C. (2017). COMO OS DOCENTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS COMPARTILHAM A GESTÃO DA INDISCIPLINA. HOLOS, 4, 171–184. https://doi.org/10.15628/holos.2017.3301

Edição

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