A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI

Autores

  • Alexandre Medeiros de Araújo
  • José Gllauco Smith Avelino de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Sociologia, Filosofia.

Resumo

O presente texto busca problematizar esse “preconceito pedagógico”, abrindo espaço para um debate endereçado ao entendimento dos conhecimentos sociológicos e filosóficos como saberes constitutivos de uma das principais funções sociais da escola, qual seja: a da educação para o exercício da cidadania. Trazemos, ainda, a discussão sobre a especificidade da Sociologia e da Filosofia no âmbito do Ensino Médio, compreendendo essas disciplinas como integrantes de um projeto educacional alicerçado na construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”, como nos ensina, hoje, Boaventura de Sousa Santos (2006).

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Araújo, A. M. de, & Lima, J. G. S. A. de. (2015). A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI. HOLOS, 4, 166–176. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223

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