A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI

Autores

  • Alexandre Medeiros de Araújo
  • José Gllauco Smith Avelino de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223

Palavras-chave:

Educação, Juventude, Sociologia, Filosofia.

Resumo

O presente texto busca problematizar esse “preconceito pedagógico”, abrindo espaço para um debate endereçado ao entendimento dos conhecimentos sociológicos e filosóficos como saberes constitutivos de uma das principais funções sociais da escola, qual seja: a da educação para o exercício da cidadania. Trazemos, ainda, a discussão sobre a especificidade da Sociologia e da Filosofia no âmbito do Ensino Médio, compreendendo essas disciplinas como integrantes de um projeto educacional alicerçado na construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”, como nos ensina, hoje, Boaventura de Sousa Santos (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 3. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

EPICURO. Carta sobre a felicidade: a Meneceu. Tradução e apresentação: Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALLO, S.; ASPIS. R. L. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta, Mídia e Educação, 2009.

GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Epistemologia e cidadania: o ensino de Sociologia na Educação Básica. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 17-33.

IGLESIAS, Maura. O que é filosofia e para que serve. In: REZENDE, Antonio (Org.) Curso de Filosofia. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

KANT, Immanuel. Lógica. 3. ed. Trad. Guido Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

MARCONDES, D.; FRANCO, I. A filosofia: o que é para que serve?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, PUC-Rio, 2011.

MILLS, C. W. A imaginação sociológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação. Trad. Noéli Sobrinho. Rio de Janeiro: Loyola, PUC-Rio, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências revisitado”. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves. Apresentação: o ensino de Sociologia na pauta da UERN. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 7-16.

Downloads

Publicado

03/08/2015

Como Citar

Araújo, A. M. de, & Lima, J. G. S. A. de. (2015). A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI. HOLOS, 4, 166–176. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223

Artigos Semelhantes

<< < 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.