EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA NA MITIGAÇÃO DE CONFLITOS NA BACIA DO RIO GRANDE, OESTE DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2837

Palavras-chave:

bacia hidrográfica, conflitos, educação ambiental

Resumo

As temáticas ambientais, aqui representadas, pelas situações-problema ou pelos conflitos socioambientais ocasionados pelos usos indiscriminados dos recursos naturais, mais especificamente pelos recursos hídricos numa bacia hidrográfica têm sido pauta de diversos debates técnico-científicos e políticos. O artigo pretende discutir a importância da Educação Ambiental na mediação dos conflitos socioambientais gerados pelo uso e ocupação do solo em bacias do rio Grande no que se diz respeito à conservação dos recursos hídricos. A bacia do rio Grande está representada por um importante pólo agroindustrial, e seus principais usos envolvem o abastecimento público, saneamento básico, geração de energia elétrica e irrigação, com evidências de conflitos pelo uso da água. Diante da complexidade das questões que afetam a região hidrográfica da bacia do rio Grande e na busca de um entendimento e na mitigação destas, torna-se necessário a integração da sociedade civil com os poderes públicos para a gestão deste recurso natural.

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Pereira dos Santos, C. A. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA NA MITIGAÇÃO DE CONFLITOS NA BACIA DO RIO GRANDE, OESTE DA BAHIA. HOLOS, 8, 156–172. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2837

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