ESCOLA RURAL RIBEIRINHA NA RESERVA EXTRATIVISTA LAGO DO CUNIÃ, AMAZÔNIA PORTOVELHENSE DO BAIXO MADEIRA, RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18553

Palavras-chave:

Ensino ribeirinho, ensino rural, professor rural

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender e analisar o que é ser professor na escola rural ribeirinha da Reserva do Lago do Cuniã, no Baixo Madeira, Amazônia rondoniense de Porto Velho. A indagação: o que é ser docente na escola rural ribeirinha na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã? Em termos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa e as fontes são  bibliográficas, narrativas de entrevistas semiestruturadas com dois professores que lecionam em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal rural ribeirinha Francisco Braga, fotografias e legislações. Perceberam-se diferentes dinâmicas e abordagens educacionais significativas realizadas para viabilizar processos de ensino e aprendizagem na escola rural ribeirinha.

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Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e integrante do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado Acadêmico (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Vice-Coordenador da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina (RECONAL-Edu). Membro da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER - México). Integrante da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas sobre a temática História da Educação Rural.

Fernando Marcelo Mendes Estêvão, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Professor e Diretor da Escola rural ribeirinha Municipal de Ensino Fundamental Francisco Braga, vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Suzana Rodrigues Costa, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e Mestra em Educação pela  Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Licenciada em Pedagogia. Professora de escola rural e servidora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

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Publicado

22/12/2025

Como Citar

Barros, J. A., Marcelo Mendes Estêvão, F., & Rodrigues Costa, S. (2025). ESCOLA RURAL RIBEIRINHA NA RESERVA EXTRATIVISTA LAGO DO CUNIÃ, AMAZÔNIA PORTOVELHENSE DO BAIXO MADEIRA, RONDÔNIA. HOLOS, 3(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18553

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ARTIGOS

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