RODAS DE VIVÊNCIAS, LEITURAS E MEMÓRIAS
MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DE PESSOAS IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18426Palavras-chave:
Educação literária, Letramentos, Memória, Pessoa idosa, Condomínio residencial de idosos.Resumo
A Literatura pode e deve ocupar outros espaços, os denominados espaços não formais, cuja educação refere-se a toda e qualquer experiência e ação que esteja fora do ambiente escolar. Nesse sentido, clube de leitura, do livro, círculo de leitura, roda de leitura, roda de conversa, roda de vivência, são alguns dos nomes dados a ações de leitura e discussão de obras literárias, que se tornam mecanismos eficazes para aqueles que não estão mais inseridos no ambiente escolar acionarem seus saberes, memórias, afetividades. Sob esse pressuposto, apresenta-se o Projeto de Extensão Aurora, que tem como objetivo promover ações multidisciplinares visando ao bem-estar de idosos residentes em condomínios. As ações estão sendo desenvolvidas com cronograma próprio de cada área compreendendo Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas e Enfermagem. De modo especial, apresentam-se as ações da área de Letras, desenvolvidas sob o tema “RODAS DE VIVÊNCIAS, LEITURAS E MEMÓRIAS”, com ênfase na leitura do texto literário.
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