THE BOOK AND COLOURS DESIGNED FOR EARLY CHILDHOOD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18419

Palavras-chave:

Children's literature, Information books, Imagery, Colours, Early Childhood

Resumo

Este breve estudo visa a reflexão em torno da relevância do contacto precoce com o livro, em particular, o livro formativo centrado na temática das cores, projetado para uma leitura na primeira infância. A seleção do corpus procurou omitir publicações cuja dimensão imagética se apresente redundante e simplista, ou seja, cujo discurso seja empobrecedor, privilegiando-se obras cuja relação entre texto e imagem se mostra apta à construção e à associação de novos pontos de vista estéticos. Com a proposta de leitura, centrada essencialmente na dimensão gráfico-visual, avançada a partir da coleção «Des petits pop-up pour les petits mains», de Aurore Petit, do volume Rouge (2018), de Marc Pouyet, e, finalmente, do livro Bleu comme une banane (2023), de Delphine Chedru, procura-se, assim, preconizar um percurso de mediação com os mais pequenos especialmente motivador de um olhar atento e analítico do dia-a-dia, essencial ao futuro pensamento crítico e em qualquer processo de sensibilização do olhar ou de educação para a imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Maria Ferreira Martins, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave: Barcelos, Braga, PT

Diana Maria Martins is a guest adjunct professor at IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design) and researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC) at the University of Minho. She has a PhD in Child Studies, specializing in Children's Literature, from the University of Minho, with a thesis O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios. She develops her research around Children's Literature, literary education and illustration, particularly dedicated to object books and toy books. She periodically participates in seminars and conferences in this field and publishes regularly in these areas of study.

Referências

Barros, L. (2022). Crianças Leitoras Famílias Felizes. Opera Omnia.

Branco, R. (2022). As Cores das Coisas: Viagem pela Natureza e pelos Objetos. Contraponto Editores.

Colomer, T. (2005). Andar entre libros: la Lectura literaria en la escuela. Fondo de Cultura Económica.

Costa, M. J. (1992). As Rimas Infantis - Um continente poético esquecido. Porto Editora.

Cubeiro, C. (2022). Manual de fundamentos del diseño gráfico: Fundamentos de la imagen gráfica y la comunicación visual. Editorial Almuzara.

Martins, D. & Silva, S. R. da (2021). Colours in object books for first readers. In Cristina Dias; Carla Santos; Luís Cardoso & Vanda Correia (Coords.), Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI (ICCL2021) Livro de Atas (pp. 76-88). Instituto Politécnico de Portalegre. https://xxicl.ipportalegre.pt/wp-content/uploads/2021/12/ICCL-2021-Proceedings-Livro-de-Atas.pdf

Duran, T. (2002). Leer antes de saber Leer. Anaya.

Escarpit, D. (2008). La littérature de jeunesse: itinéraires d’hier à aujourd’hui. Éditions Magnard.

Falcinelli, R. (2019). Cromorama: Cómo el color transforma nuestra visión del mundo. Taurus.

Farina, M. (1982). Psicodinâmica das cores em comunicação. Editora Edgard Blücher.

Finlay, V. (2023). Color: Historia de la paleta cromática. Capitán Swing Libros.

Garralón, A. (2013). Leer y Saber – los libros informativos para niños. Tarambana Libros.

Heller, E. (2012). A Psicologia das Cores – Como as Cores afetam a Emoção e a Razão. Editorial Gustavo Gili.

Itten, J. (2020). El Arte del Color: La experiencia subjetiva y el conocimiento objetivo como caminos para el arte. Editorial Gustavo Gili.

Leborg, C. (2015). Gramática Visual. Gustavo Gili.

Lézine, I. (1985). A Primeira Infância. Livros Horizonte.

Linden, S. Van der (2021). Tout sur la Littérature jeunesse de la petite enfance aux jeunes adultes. Éditions Gallimard Jeunesse.

López, M. (2018). Un pájaro de aire: la formación de los bibliotecarios y la lectura em la primera infancia. Lugar Editorial.

Moreira, M. da F. & Ribeiro, I. (2008). Envolvimento parental na génese do desenvolvimento da literacia [Parental involvement in the genesis of literacy development]. In Iolanda Ribeiro; Fernanda Viana (Orgs.). Dos leitores que Temos aos Leitores que Queremos – Ideias e projectos para promover a leitura (pp. 43-74). Edições Almedina.

Pastoreau, M. (1997). Dicionário das Cores do nosso Tempo - Simbólica e Sociedade. Editorial Estampa.

Ramoneda, A. (2019). Los Libros: una Selección [Books: a selection]. In: Cristina Correro Iglesias & Neus Real Mercadal (coords.). La Formación de lectores literarios en la Educación Infantil (pp. 67-98). Ediciones Octaedro.

Ramos, A. M. & Silva, S. R. da (2014). Leitura do Berço ao Recreio – Estratégias de Promoção da Leitura com Bebés. In Iolanda Ribeiro & Fernanda Viana (Orgs.). Ler para Ser – Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler (pp. 149-714). Edições Almedina.

Silva, S. R. da (2017). Livros Formativos para Pré-leitores: Palavras (e)numeradas, Palavras Contadas. In Ana Cristina MAcedo; Marta Rodríguez & Sara Reis da Silva (coord.). Primeiros Livros Primeiras Leituras – Primeiros Libros Primeiras Lecturas (pp. 41-54). Tropelias & Companhia.

St Clair, K. (2016). The Secret Lives of Colour: Cromorama. John Murray Publishers.

Vauclair, J. (2008). Desenvolvimento da criança do nascimento aos dois anos. Instituto Piaget.

Publicado

19/07/2025

Como Citar

Silva, S., & Martins, D. M. F. (2025). THE BOOK AND COLOURS DESIGNED FOR EARLY CHILDHOOD. HOLOS, 1(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18419

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.