CONTEXTO PRODUTIVO DO CAULIM DE GALO BRANCO EM EQUADOR, RN

Autores

Palavras-chave:

Garimpo, Caulim, Equador, APL

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos socioeconômicos e ambientais da atividade de garimpo, localizada no município de Equador, RN, na microrregião do Seridó. Além disso, apontar os riscos eminentes durante a extração do caulim e as condições de saúde e segurança, diagnosticar os impactos gerados pelas práticas inadequadas e estabelecer ações para a melhoria do desempenho técnico, ambiental e socioeconômico. Para isto, foi utilizada como procedimento metodológico uma revisão de literatura consistente que aborda a temática em estudo, juntamente com visitas técnicas à região. Por fim, sugere-se a necessidade de uma política pública efetiva e uma assistência técnica permanente em apoio à consolidação da cooperativa local dos garimpeiros, a Cooperativa dos Trabalhadores de Minério e Agricultura de Equador e do Seridó – COOTMAES e ao fortalecimento de um Arranjo Produtivo Local – APL de Pegmatitos RN/PB, adotando ações que possam transformar a realidade dos profissionais do garimpo daquela localidade e contribuam para a redução das visíveis desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helder de Lucena Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro de Minas graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2016. Experiência em pesquisa experimental na área de meio ambiente (Reaproveitamento de Resíduo Mineral), desenvolvida em um período de 4 meses no Laboratório de Físico-Química, pertencente à Unidade Acadêmica de Engenharia de Minas da UFCG. Experiência no estudo da Mineração em Pequena Escala (MPE), desenvolvido por um período de 5 meses no âmbito do Arranjo Produtivo Local de pegmatitos RN/PB, vinculado ao Programa Entidades Associadas UFCG/CETEM. Engenheiro de Segurança pós-graduado pelas Faculdades Integradas de Patos no ano de 2018. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e discente do curso de Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), integrando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Antonio Pedro Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e mestrado em Engenharia de Minas (C. Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1999); atuando principalmente nos seguintes temas: mineração, lavra, formalização da produção mineral, sustentabilidade, quartzitos e pegmatitos. Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

Francisco Wilson Hollanda Vidal, CETEM

Engenheiro de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (1999), com tese de doutoramento desenvolvida na Universidade de Cagliari - Sardenha - Italia (1997), por meio de intercambio entre estas universidades. Atualmente é Tecnologista Sênior III do Centro de Tecnologia Mineral-CETEM. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em pesquisa tecnológica para indústrias de extração e processamento de minérios, atuando principalmente nos seguintes temas: lavra e beneficiamento de rochas ornamentais e de minerais industriais, caracterização tecnológica de minérios, rochas ornamentais e tratamento de minérios.

 

 

Referências

ALMEIDA, I. C. S.; RAMOS, A. J. S.; DINIZ, M. T. M. 2010. A problemática ambiental da extração de caulim no alto do chorão em Junco do Seridó/PB. Recuperado de: www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=1605.

BRASIL. Departamento Nacional de Produção Mineral. 2008. Cooperativismo Mineral no Brasil: o caminho das pedras, passo a passo/ Ministério de Minas e Energia. Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação, Antônio Fernando da Silva Rodrigues – Brasília: DNPM/DIDEM.

CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Serviço Geológico do Brasil. 2005. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea. Paraíba. Diagnostico do Município de Equador. 2005. Recuperado de: http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/rgnorte/relatorios/EQUA039.PDF.

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Recuperado de: http://www.dnit.gov.br/mapas-multimodais/shapefiles.

GONÇALVES, R. J. A. F.; MENDONÇA, M. R. 2010. TRABALHO EM AREAS DE GARIMPO: atividade garimpeira de diamantes na Comunidade de Douradinho no Município de Coromandel/MG. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 16.

IBGE – Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística. Senso 2010. Recuperado de: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=240340.

MME – Ministério de Minas e Energia. Contratação de Consultoria para realizar o diagnóstico socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala no Brasil. Termo de Referência nº30. Recuperado de: http://www.mme.gov.br/documents/10584/1869028/Termo+de+Refer%C3%AAncia+30.pdf/0283d3c1-32f7-4bd6-afbe-832cd021204a.

NASCIMENTO, I. B. 2009. Problemáticas ambientais e aplicações à saúde do trabalhador. O caso do garimpo de Esmeraldas em Campos Verdes – GO. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília.

RODRIGUES, C. C; GARCIA, M. F. Garimpo: extrativismo e precariedade das relações sociais de produção no Seridó paraibano. Recuperado de: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/jtrab/n1/22.pdf.

RODRIGUES FILHO et al. 2009. Garimpo e Inclusão social: dois estudos de caso. Recuperado de: http://www.cetem.gov.br/publicacao/Garimpo_Inclusao_Social_no_Brasil.pdf.

SOUSA, A. P. F. et al. 2014. Uma metodologia mais dinâmica para o aproveitamento econômico sustentável do caulim no Equador/RN. In: CBMINA, VIII. Belo Horizonte.

SOUSA, A. P. F. et al. 2018. A formalização da mineração em pequena escala no Seridó PB/RN para o aproveitamento eco no Equador/RN. In: CBMINA, IX. Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Pereira, H. de L., Sousa, A. P. F. de, & Vidal, F. W. H. (2022). CONTEXTO PRODUTIVO DO CAULIM DE GALO BRANCO EM EQUADOR, RN. HOLOS, 8. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9376

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.