ROTA DE EXTRACÇÃO E PROCESSAMENTO ARTESANAL DE OURO ALUVIAR: CASO DO GARIMPO DO DISTRITO DE MANICA – MOÇAMBIQUE

Autores

Palavras-chave:

garimpo, extração, processamento, ouro aluvionar

Resumo

Moçambique é um país que está se consolidando nos últimos anos como referência Mundial na área mineral. A província de Manica é de referência nacional na ocorrência de ouro aluvionar, com destaque para o distrito de Manica. Este mineral é atualmente extraído em escala industrial e artesanal, sendo a última a mais predominante. Nesta região a mineração artesanal é umas das actividades básicas que vem gerando grandes oportunidades de emprego, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social das comunidades locais. O processo de extração e processamento de ouro pelos garimpos, engloba procedimentos e mecanismos técnicos que trazem impactos negativos aos garimpos. Vários estudos estão sendo desenvolvidos para minimização dos impactos negativos causados ao meio ambiente e mantendo certos níveis de proteção ecológica, além de garantir o bem-estar das futuras gerações, contribuindo assim para uma mineração verde, isto é, mineração sustentável. Até ao momento, não existem estudos que explicam a rota de extração e processamento artesanal de ouro nesta região. Portanto, é importante que se conheça a rota utilizada pelos garimpos, para auxiliar na tomada de decisão sobre medidas de minimização dos impactos atuais da atividade garimpo. É nesta perspectiva que este artigo científico visa estudar a rota atual de extração e processamento artesanal de ouro no Distrito de Manica. Para o efeito, foram selecionadas três localidades do Distrito de Matica, nomeadamente Cacárue, Munhena e Mucurucadze. Para recolha de dados, foi feita a observação direta de toda atividade de extração e processamento de ouro, como também aplicados os inquéritos e as entrevista aos garimpos. A determinação da granulometria foi realizada utilizando peneiras das séries de Tyler. A discrição e discussão da rota atual de extração de ouro foi feita utilizando valores das três localidades. Os resultados mostraram que a rota de extração e processamento mineral não é sustentável no âmbito ambiental e social, visto que são aplicados técnicas e utilizado ferramentas rudimentares que veem impactando no meio ambiente, na vida social e na saúde humana da população da região.

Palavras – chave: extração, processamento, ouro aluvionar, garimpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fernandes Raso, Universide Púnguè - Moçambique

Universidade Púnguè

Diretor Científico

Faculdade de Geociências e Ambiente

Mineração e Meio Ambiente

Dário Napoleão Dos Santos, Universidade Púnguè

Mestre em Engenharia Química, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuação na área de Processos Químicos, Petróleo e Meio Ambiente. Docente da Universidade Púnguè.

Agostinho Obra, Universidade Púnguè

Pós-graduado em Química e Processamento de Recursos Locais e Engenheiro Quimico pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, Assistente Universitário na Universidade Pungue

Referências

GONÇALVES, L. D. et al. (2007). Alterações Ambientais Decorrentes da Extração do Ouro no Garimpo de Caxias- Município de Luís Domingues - MA. Revista Equador (UFPI), 6 (1), 165 – 179.

FERNANDES, F. R. C. ALAMINO. et al. (2014). Recursos minerais e comunidade: impactos humanos, sócio-ambientais e económicos, Rio de Janeiro: CETEM/MCTI.

LUZ, A. B; LINS, F. A. F. (2020). Introdução ao Tratamento de Minério. In: LUZ, A. B da et al. Tratamento de Minérios, 5ª edição, Rio de Janeiro: CETEM/MCT, Brasil.

RAMOS, W. E. S. (2005). Contaminação por mercúrio e arsénio em ribeirões do quadrilátero ferrífero – MG, em área de mineração e actividades garimpeiras. Tese, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

COSTA, L. R. (2002). Homens de Ouro: Trabalho e Conhecimento entre os Garimpeiros Clandestinos de Ouro da Região de Mariana. Dissertação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

D'OREY, F. L. C. (1992). Origem, transporte e deposição do ouro em Manica (Moçambique). Centro de Estratigrafia e Paleobiologia da UNL, Faculdade de Ciências e Tecnologia, nº 11, Portugal.

ARAÚJO, J. R., GOUVEIA, J. C. (1965). Contribuição para o estudo da geologia do Distrito de Manica e Sofala: Formações pré-câmbricas. Bol.Serv.GeoI. Minas de Moçambique, no2, Moçambique.

COSTA, F. R. et al. (2016). Caracterização das formas de ocorrência e associações de ouro por análise de imagens quantitativa. Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, 2176-1523.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Raso, E. F., Dos Santos, D. N., & Obra, A. (2022). ROTA DE EXTRACÇÃO E PROCESSAMENTO ARTESANAL DE OURO ALUVIAR: CASO DO GARIMPO DO DISTRITO DE MANICA – MOÇAMBIQUE. HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10611

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.