CONTEXTO PRODUTIVO DO CAULIM DE GALO BRANCO EM EQUADOR, RN
Palavras-chave:
Garimpo, Caulim, Equador, APLResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos socioeconômicos e ambientais da atividade de garimpo, localizada no município de Equador, RN, na microrregião do Seridó. Além disso, apontar os riscos eminentes durante a extração do caulim e as condições de saúde e segurança, diagnosticar os impactos gerados pelas práticas inadequadas e estabelecer ações para a melhoria do desempenho técnico, ambiental e socioeconômico. Para isto, foi utilizada como procedimento metodológico uma revisão de literatura consistente que aborda a temática em estudo, juntamente com visitas técnicas à região. Por fim, sugere-se a necessidade de uma política pública efetiva e uma assistência técnica permanente em apoio à consolidação da cooperativa local dos garimpeiros, a Cooperativa dos Trabalhadores de Minério e Agricultura de Equador e do Seridó – COOTMAES e ao fortalecimento de um Arranjo Produtivo Local – APL de Pegmatitos RN/PB, adotando ações que possam transformar a realidade dos profissionais do garimpo daquela localidade e contribuam para a redução das visíveis desigualdades.
Downloads
Referências
ALMEIDA, I. C. S.; RAMOS, A. J. S.; DINIZ, M. T. M. 2010. A problemática ambiental da extração de caulim no alto do chorão em Junco do Seridó/PB. Recuperado de: www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=1605.
BRASIL. Departamento Nacional de Produção Mineral. 2008. Cooperativismo Mineral no Brasil: o caminho das pedras, passo a passo/ Ministério de Minas e Energia. Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação, Antônio Fernando da Silva Rodrigues – Brasília: DNPM/DIDEM.
CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Serviço Geológico do Brasil. 2005. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea. Paraíba. Diagnostico do Município de Equador. 2005. Recuperado de: http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/rgnorte/relatorios/EQUA039.PDF.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Recuperado de: http://www.dnit.gov.br/mapas-multimodais/shapefiles.
GONÇALVES, R. J. A. F.; MENDONÇA, M. R. 2010. TRABALHO EM AREAS DE GARIMPO: atividade garimpeira de diamantes na Comunidade de Douradinho no Município de Coromandel/MG. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 16.
IBGE – Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística. Senso 2010. Recuperado de: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=240340.
MME – Ministério de Minas e Energia. Contratação de Consultoria para realizar o diagnóstico socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala no Brasil. Termo de Referência nº30. Recuperado de: http://www.mme.gov.br/documents/10584/1869028/Termo+de+Refer%C3%AAncia+30.pdf/0283d3c1-32f7-4bd6-afbe-832cd021204a.
NASCIMENTO, I. B. 2009. Problemáticas ambientais e aplicações à saúde do trabalhador. O caso do garimpo de Esmeraldas em Campos Verdes – GO. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília.
RODRIGUES, C. C; GARCIA, M. F. Garimpo: extrativismo e precariedade das relações sociais de produção no Seridó paraibano. Recuperado de: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/jtrab/n1/22.pdf.
RODRIGUES FILHO et al. 2009. Garimpo e Inclusão social: dois estudos de caso. Recuperado de: http://www.cetem.gov.br/publicacao/Garimpo_Inclusao_Social_no_Brasil.pdf.
SOUSA, A. P. F. et al. 2014. Uma metodologia mais dinâmica para o aproveitamento econômico sustentável do caulim no Equador/RN. In: CBMINA, VIII. Belo Horizonte.
SOUSA, A. P. F. et al. 2018. A formalização da mineração em pequena escala no Seridó PB/RN para o aproveitamento eco no Equador/RN. In: CBMINA, IX. Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.