A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:

CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17380

Palavras-chave:

Educação Prisional, Educação Matemática, Extensão Universitária, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumo

Destaca-se a relevância da extensão universitária na formação profissional nas instituições educativas de ensino superior através da participação em um projeto de extensão de educação prisional. Objetivou-se investigar contribuições da extensão à construção e mobilização de saberes profissionais durante a formação inicial de uma professora de Matemática. Alicerçamos a compreensão de saberes docentes na obra de Maurice Tardif por meio de uma pesquisa participante, concomitante ao método (auto)biográfico. Observou-se que, a diversidade de saberes docentes mobilizados de diversas maneiras e em momentos distintos. Dessa forma, houve contribuição na construção da identidade profissional da extensionista, transformando o “eu pessoal” em “eu profissional”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Matemática (IFRN) e docente na rede particular de Ensino Básico no Rio Grande do Norte.

Juan Carlo da Cruz Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Matemática do IFRN - Natal Central

Mestre em Matemática UFPB

Doutor em Educação - UFRN

Vivianne Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte , atua como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e nos cursos superiores.

Referências

Barbosa Neto, V. P., & Costa, M. C. (2017). Saberes docentes: Entre concepções e categorizações. Tópicos Educacionais, 22(2). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/110269

Costa, A. A. C., Baiotto, C. R., & Garcês, S. B. B. (2013). Aprendizagem: O olhar da extensão. In L. Síveres (Ed.), A extensão universitária como um princípio de aprendizagem (pp. 61-77). Brasília: Líber Livro.

Costa-Renders, E. C., & Silva, L. D. da. (2013). A extensão e o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem na educação superior. In L. Síveres (Ed.), A extensão universitária como um princípio de aprendizagem (pp. 81-91). Brasília: Líber Livro.

Freire, P. (1985). Extensão ou comunicação (13a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Krohling Peruzzo, C. M. (2017). Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: Da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 23(3). Disponível em https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31652406009.

Nóvoa, A., & Finger, M. (Eds.). (2010). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus.

Nunes, C. M. F. (2001). Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, 22(74). Disponível em https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003

Síveres, L. (2013). O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In L. Síveres (Ed.), A extensão universitária como um princípio de aprendizagem (pp. 19-33). Brasília, DF: Liber Livro.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação de professores (17a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

Barros, B., Silva, J. C. da C., & Nascimento, V. (2024). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:: CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES. HOLOS, 8(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17380

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.