A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:
CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17380Palavras-chave:
Educação Prisional, Educação Matemática, Extensão Universitária, Formação de Professores, Saberes DocentesResumo
Destaca-se a relevância da extensão universitária na formação profissional nas instituições educativas de ensino superior através da participação em um projeto de extensão de educação prisional. Objetivou-se investigar contribuições da extensão à construção e mobilização de saberes profissionais durante a formação inicial de uma professora de Matemática. Alicerçamos a compreensão de saberes docentes na obra de Maurice Tardif por meio de uma pesquisa participante, concomitante ao método (auto)biográfico. Observou-se que, a diversidade de saberes docentes mobilizados de diversas maneiras e em momentos distintos. Dessa forma, houve contribuição na construção da identidade profissional da extensionista, transformando o “eu pessoal” em “eu profissional”.
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