FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: AS ESCOLAS MODERNAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.15839

Palavras-chave:

Escolas Modernas, Pedagogia Racionalista, Politecnia da aprendizagem.

Resumo

O artigo em tela é produto da conferência pronunciada no II COHEP- PPGEP/2023 pelos autores sobre as experiências pedagógicas racionalistas ocorridas na cidade de São Paulo no início do século XX. Faz-se saber sobre as Escolas Modernas 1 e 2, dirigidas pelos educadores libertários João Penteado e Adelino de Pinho, estas instituições educativas representaram o que melhor materializou no país as reflexões dos militantes anarquistas acerca de um projeto pedagógico da classe e para a classe trabalhadora. A defesa da politecnia e da instrução integral foi a base deste projeto educacional e político interrompido de forma abrupta pela ordem liberal excludente que marcou a 1ª República no Brasil. A metodologia utilizada foi a de análise de fontes primárias e de referências bibliográficas correlatas ao tema.   Os resultados consistiram na apresentação dos documentos sobre as Escolas Modernas 1 e 2 existentes no Centro de Memória da Educação da USP.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CASTRO, Rogério Cunha, Colégio Pedro II

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Professor titular do departamento de História do Colégio Pedro II (Campus Centro), Instituto Federal onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT).

CALSAVARA, Tatiana da Silva, Escola SESI - Osasco SP

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão, Ensino de História, História da Educação no Brasil, Estágio Supervisionado, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Formação de Professores, Metodologia Científica e Educação à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, fontes para a História da Educação, Pesquisa em Educação, História Social da Infância, Gestão Democrática da Educação e Gestão de Processos Acadêmicos, Educação e Trabalho.  Integra o Grupo de Pesquisa que estuda o Acervo João Penteado na FEUSP. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Escola SESI - Osasco.

Referências

ANSART, P. “Proudhon, philosophe de l’éducation”. In. em SOCIÉTÉ P.-J.PROUDHON. 25 -julho-2023; Disponível em: https://www.proudhon.net/pierre-ansart-proudhon-philosophe-de-leducation/

BRITO, L. “Politecnia da Aprendizagem e a Centralidade do Trabalho em Proudhon: alguns breves apontamentos.” Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 19 (2020). Disponível em https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/176

CALSAVARA, Tatiana da Silva. “A militância anarquista através das relações mantidas por João Penteado - estratégias de sobrevivência pós anos 20. 2012”. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.48.2012.tde-30072012-154255. Acesso em: 2023-07-27.

CANDEIAS, A. “Educar de outra forma: A Escola Oficina no.1 de Lisboa 1905- 1930”. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1994.

CANDEIAS, A. “Memórias de uma escola libertária do princípio do século contadas por quem a viveu: A Escola Oficina no.1 de Lisboa, entre os anos de 1905 e 1930”. In. “Educação & Sociedade no.5 – Revista da Associação de Sociologia e Antropologia da Educação”. Porto: Edições Afrontamento, 1996.

CASTRO, R. Nem prêmio, nem castigo! Educação, anarquismo e sindicalismo em São Paulo (1909-1919). Curitiba: Editora Prismas, 2017

FAURE, S. A Colmeia: Uma experiência pedagógica. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2015

FERRER I GUÀRDIA, F. La escuela moderna Barcelona: Ediciones Solidaridad, 1912.

MARINHO BRANDÃO SANTOS, R. (2023). “Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais: Um estudo de caso a partir de instituições educacionais criadas para/pelos desafortunados em Natal (Rio Grande do Norte/ Brasil – 1890/1930.” HOLOS, 2(39).

MEDEIROS NETA, O. M. (2023). “História das ideias pedagógicas e as importações/ exportações: problematizações.” HOLOS, 2(39)

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; SILVA, Doris Acciolly e. “Arquivo João Penteado e sua importância para os estudos de educação anarquista no Brasil”. Projeto História: São Paulo, SP, n.48, Set/Dez, 2013. Acesso em: 2023-07-27.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal (org). Educação Libertária no Brasil - Acervo João Penteado: Inventário de Fontes. São Paulo: FAP-Unifesp; Edusp, 2013.

MORIYÓN, Félix Garcia (org.). Educação Libertária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

PROUDHON, P. Sistema das Contradições Econômicas ou Filosofia da Miséria. São Paulo. Ícone. 2003.

PROUDHON, P. Da Justiça na Revolução e na Igreja: Filosofia, Justiça e ‘Politecnia da Aprendizagem’. São Paulo, Intermezzo Editorial. 2019.

PROUDHON, P. De La Capacité Politique des Classes Ouvrières. 1989 - Paris. Éditions du trident. 1989

ROBIN, Paul. Manifiesto a los partidarios de la Educación Integral (Un antecedente de la Escuela Moderna). Barcelona. Pequena Biblioteca Calamvs scriptorivs. 1981.

SANTOS, Luciana Eliza dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

TOLSTOI, Liev. La Escuela de Yasnaia Poliana. s/d. (Localizado na biblioteca do professor João Penteado)

VARGAS, Maria Thereza. Teatro operário na cidade de São Paulo. São Paulo: IDART, 1977. disponível em http://www.centrocultural.sp.gov.br/livros/pdfs/teatro.pdf. Acesso em: 2023-07-27.

WOODCOCK, George. História das Ideias e Movimentos Anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2002. v. I e II

Publicado

27/12/2023

Como Citar

DE BRITO, L. L., Cunha de Castro, R., & da Silva Calsavara, T. . (2023). FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: AS ESCOLAS MODERNAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. HOLOS, 8(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.15839

Edição

Seção

ARTIGOS