EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS

UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CRIADAS PARA/PELOS DESAFORTUNADOS EM NATAL (RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL – 1890-1930)

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pobreza, Desigualdades sociais, Instituições escolares, Disciplina

Resumo

O texto se volta à análise das relações entre Educação, Pobreza e Desigualdades sociais, a partir do estudo de instituições de Educação criadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para/pelas classes pobres e trabalhadoras. Entre tais instituições, destaca-se a Escola de Aprendizes Artífices, criada no ano de 1909. Desejamos compreender o impacto dessa instituição na cidade do Natal no início do século XX, bem como compreender a relação dessa Escola com outras instituições educacionais da época, também voltadas às classes pobres. Por fim, veremos como os operários, organizados em sociedades desde o fim do século XIX, se movimentam nesse cenário, incluindo suas ações no campo educacional. Para tanto, serão analisadas, entre outras fontes, o decreto nº 7.566/1909, mapas de Natal entre o século XIX e XX e matérias do jornal A República. Em conclusão, observamos que os grupos dirigentes queriam conformar os desfavorecidos de fortuna a um ideal de cidade e sociedade. Mas esse intento sofreu reveses por parte dos populares, que desobedeciam a normas previstas em resoluções municipais, subvertiam a ordem e disciplina na Escola e criavam sociedades e escolas para seus filhos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Marinho Brandão Santos, IFRN

Graduado e mestre em História (UFRN). Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, pela Universidade do Minho (UMinho - Portugal). É professor de História do IFRN desde 2012.

Referências

Batuque infernal (1904). A Republica, Natal, 08 ago. 1904.

Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909 (1909). Disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 01 mar. 2015.

Chalhoub, S. (2001). Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro belle époque. Campinas: Ed. Unicamp.

Correio (1899). A Republica, Natal, 02 fev.

Escola (1910). A Republica, Natal, 13 jan.

FERREIRA, A. L. A. Uma cidade sã e bela: a trajetória do saneamento de Natal – 1850 a 1969. Natal: IAB/RN, 2008.

JARDIM. A Republica, Natal, 11 nov. 1905.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

Londoño, F. T. (1991). A origem do conceito menor. In: Del Priore, M. (Org.). A História da criança no Brasil. São Paulo: Cortez, p. 129-145.

Samba (1903). A Republica, Natal, 08 jul.

Soares Junior, Azemar dos Santos; Cury, Cláudia Engler. (2019) “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871–1890). Rev. Educ. Form., v. 4, n. 10, p. 112-130.

Souza, Felipe Azevedo. (2020). A blusa e a urna: metamorfoses do associativismo de trabalhadores em Pernambuco entre o Império e a República. Revista Mundos do Trabalho, v. 12, p. 1-18.

Souza, I. de. (2008). A República velha no Rio Grande do Norte (1889-1930). Natal: Ed.UFRN.

Varias. (1913). A Republica, Natal, 21 ago.

Publicado

04/04/2023

Como Citar

Marinho Brandão Santos, R. (2023). EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CRIADAS PARA/PELOS DESAFORTUNADOS EM NATAL (RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL – 1890-1930). HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15193

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.