EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS
UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CRIADAS PARA/PELOS DESAFORTUNADOS EM NATAL (RIO GRANDE DO NORTE/BRASIL – 1890-1930)
Palavras-chave:
Educação, Pobreza, Desigualdades sociais, Instituições escolares, DisciplinaResumo
O texto se volta à análise das relações entre Educação, Pobreza e Desigualdades sociais, a partir do estudo de instituições de Educação criadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para/pelas classes pobres e trabalhadoras. Entre tais instituições, destaca-se a Escola de Aprendizes Artífices, criada no ano de 1909. Desejamos compreender o impacto dessa instituição na cidade do Natal no início do século XX, bem como compreender a relação dessa Escola com outras instituições educacionais da época, também voltadas às classes pobres. Por fim, veremos como os operários, organizados em sociedades desde o fim do século XIX, se movimentam nesse cenário, incluindo suas ações no campo educacional. Para tanto, serão analisadas, entre outras fontes, o decreto nº 7.566/1909, mapas de Natal entre o século XIX e XX e matérias do jornal A República. Em conclusão, observamos que os grupos dirigentes queriam conformar os desfavorecidos de fortuna a um ideal de cidade e sociedade. Mas esse intento sofreu reveses por parte dos populares, que desobedeciam a normas previstas em resoluções municipais, subvertiam a ordem e disciplina na Escola e criavam sociedades e escolas para seus filhos
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