EDUCAÇÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

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Mots-clés :

Economia solidária, Educação não formal, Educação popular, Autogestão

Résumé

A Economia Solidária - ES consiste em experiências econômicas fundamentadas em valores diferenciados e praticadas com autogestão. O objetivo deste trabalho é entender a educação como um fator de fortalecimento da ES, destacando algumas das temáticas educativas demandadas pelos seus trabalhadores e trabalhadoras. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e qualitativa. A coleta de dados se deu com a Coordenação do Fórum de Economia Solidária de Guarabira (PB) e Região, por meio de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas a partir da análise de discurso (linha francesa). Defende-se que a educação pode ser realizada nos mais diversos espaços, sendo possível considerá-la, principalmente a educação não formal, como instrumento de cidadania, libertação e emancipação, ainda mais se aliada à educação popular. Ainda, foi possível constatar diversas demandas formativas por esse público, relacionadas à gestão dos empreendimentos, aspectos organizacionais, mas, principalmente, sobre os valores que norteiam a ES.

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Bibliographies de l'auteur

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal da Paraíba

Instituto Federal da Paraíba

Alysson André Régis Oliveira, Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB

 

Alysson André Régis Oliveira Graduação e Mestrado em Administração(UFPB) e Doutorado em
Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE – UFRN). Professor do Instituto Federal da Paraíba – IFPB – campus João Pessoa E-mail: alysson.oliveira@ifpb.edu.br. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8563296773255741

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6921-8951

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Publiée

04/04/2023

Comment citer

Abreu, T. L. de, & André Régis Oliveira, A. . (2023). EDUCAÇÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. HOLOS, 2(39). Consulté à l’adresse https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15202

Numéro

Rubrique

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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