A PRESENÇA DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EPISTÊMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO NOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

anos iniciais, P´ráticas cient´ficas, Práticas epistêmicas, Ciências

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a presença de práticas científicas e epistêmicas nos conteúdos que envolvem o conhecimento químico dispostos nos livros didáticos de Ciências, voltados para os anos iniciais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa, fez uso da análise documental como metodologia de pesquisa, tendo como metodologia de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram selecionadas 9 coleções de livros de Ciências. Como resultados principais, evidenciamos a presença de 385 verbos ou termos de ação relacionados às práticas científicas e a presença de 282 verbos ou termos de ação relativos às práticas epistêmicas. A alta frequência de práticas científicas, em detrimento das práticas epistêmicas, pode ser justificada pelo modo histórico e tradicional que o ensino de Ciências foi desenvolvido ao longo dos anos, no qual eram valorizadas abordagens tradicionais que tendiam para o tecnicismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarianna Ferreira de Matos, Grupo Arco Educação

Licenciada em Química (2017) e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2020) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É editora de livros didáticos de Química para o Ensino Médio, participando também do desenvolvimento de projetos educacionais no Núcleo de Conteúdo Editorial (NEC) do grupo Arco Educação. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ).

Leonir Lorenzetti, UFPR

Graduação em Ciências. Mestre em Educação. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal do Paraná.

Referências

Alves, A. J. (1991). O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, (77), 53-61.

Araújo, A.O. (2008). O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de Química. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Azevedo, N. H., Del Corso, T. M. & Trivelato, S. L. F. (2017). Robert Hooke e a pulga: um episódio histórico em sala de aula com o uso de desenhos e descrições como práticas epistêmicas. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, 3623-3628.

Bardin. L.(2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Almedina.

Batinga, V. T. S. & Silva, M. G. L. (2018). POE como possibilidade de desenvolvimento de práticas epistêmicas pelos licenciandos de Ciências/Química. Tecné Episteme Y Didaxis, 1-7.

Borges, G. L. A. (2012) Conteúdos para o ensino de Ciências e Saúde: critérios para seleção e ordenação. UNESP/UNIVESP, v.10

Brasil (1998). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF.

Brasil (2017). Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Brasil (2019) Livro Didático. Portal Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em: 28 mar. 2019.

Bybee, R. W., & DeBoer, G. E. (1994). Research on Goals for the Science Curriculum, In Gabel, D. L. (ed.), Handbook of Research in Science Teaching and Learning (p. 357–387). New York, NY: McMillan

Delizoicov, D; Angotti, J. A. (1990). Física. São Paulo: Cortez.

Duschl, R. (2008). Science education in three-part harmony: Balancing conceptual, epistemic and social learning goals. Review of Research in Education, 32, 268-291.

Frade, I. C. A.S. (2020). Palavra aberta - BNCC e a alfabetização em duas versões: concepções e desafios. Educ. rev. 36, 220-676.

Girardello, G. (2011). Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, 22(2), 72-92

Gómez, A., & Adúriz-bravo, A.(2007). La actividade científica escolar: uma actividade situada. Revista Configuraciones Formativas II: Formación e Praxis, 219 – 236.

Fourez, G. (1994). Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelas, Bélgica: DeBoeck-Wesmael.

Hurd, P. D. (1998). Scientific literacy: new mind for a changing world. Science & Education, 82, 407-416.

Jiménez-Aleixandre, M. P. (2008). Designing Argumentation in Learning Environments. In S. Erduran, & M. P. Jiménez-Aleixandre (Eds.), Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research (pp. 91-115). Dordrecht: Springer.

Jiménez-Aleixandre, M. P. & Agraso, M. F. (2006). A argumentação sobre questões sócio-científicas: processos de construção e justificação do conhecimento na aula. Educação em Revista, 43, 13-33.

Jiménez-Aleixandre, M. P.& Crujeiras, B. (2017). Epistemic practices and scientific practices in science education. Science Education: an International Course Companion, 69-80

Jiménez-Aleixandre, M. P., Mortimer, E. F., Silva, A. C. T. & Díaz, J.(2008). Epistemic Practices: an analytical framework for science classrooms. Annual Meeting of the AERA, New York

Kelly, G. J. (2005). Inquiry, Activity, and Epistemic Practice. In: Inquiry Conference on Developing a Consensus Research Agenda. New Brunswick, 2005.

Kelly, G. J. & Duschl, R. A. (2002). Toward a research agenda for epistemological studies in science education. In: Annual Meeting of National Association of Research Science Teaching, 75., New Orleans.

Kelly, G. J. & Licona, P. (2017). Epistemic practices and science education. In M. Matthews (Ed.). History, philosophy and science teaching: new research perspectives. Springer: Dordre

Lemke, J. L. (1998). Multiplying meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. Reading Science, London: Routledge, 87-114

Longino, H. E. (2001). The fate of knowledge. New Jersey: Princeton University.

Lorenzetti, L. (2000). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

Lorenzetti, L. & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 45-61.

Motta, A. E. M., Medeiros, M. D. F. & Motokane, M. T. (2018). Práticas e movimentos epistêmicos na análise dos resultados de uma atividade prática experimental investigativa. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 11(2), 337-359.

Nascimento, E. D. O. (2015). Práticas epistêmicas em atividades investigativas de Ciências. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Nascimento, F., Fernandes, H. L. & Mendonça, V. M. (2010) O ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, 10(39), 225-249.

National Research Council – NRC. (2012). A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Committee on Conceptual Framework for the New K-12 Science Education Standards, 320 p.

Nora, P. S., Broietti, C.D. & Passos, M. M. (2016). Análise das práticas científicas em questões que envolvem conceitos químicos do PISA. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, SC.

Pimenta, A. (2001). O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, 114, 179-195.

Ratz, S. V. S. (2015). Os aspectos epistêmicos da construção de argumentos em uma sequência didática em ecologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo.

Rosa, C. W., Perez, C. A. S. & Drum, C. (2007). Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, 12(3), 357-368.

SandovaL, W. A. (2001). Students’ uses of data as evidence in scientific explanations. In: Annual Meeting Of American Educational Research Association (AERA), Seattle.

Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por Investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 1061-1085.

Sasseron, H. H. & Carvalho, A. M. P. (2011). Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, 17, 97-114.

Sasseron, L. H. & Duschl, R. (2016). Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 52-67.

Silva, M., Gerolin, E. & Trivelato, S. (2017). Práticas epistêmicas no ensino de biologia: constituição de uma comunidade de práticas em uma atividade investigativa. In: X Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Sevilla.

Silva, M. B. E, Gerolin, E. C. & Trivelato, S. L. F. (2018). A Importância da autonomia dos estudantes para a ocorrência de práticas epistêmicas no ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 905-933, 15.

Silva, M. B. & Trivelato, S. L. F. (2016). Propiciando o engajamento em práticas epistêmicas da cultura científica: uma proposta de atividade investigativa sobre dinâmica populacional. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 9, 4932-4941.

Solino, A.P., Ferraz, A. T. & Sasseron, L. H. (2015). Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas. In: XXI Simpósio Nacional De Ensino De Física, Uberlândia, MG.

Stroupe, D. (2014). Examining classroom science practice communities: how teachers and students negotiate epistemic agency and learn science-as-practice. Science Education, 98(3), 487–516.

Vygotsky, L.S. (1982) Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 387 p.

Publicado

27/02/2023

Como Citar

Matos, C. F. de ., & Lorenzetti, L. (2023). A PRESENÇA DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EPISTÊMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO NOS ANOS INICIAIS. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14447

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.