A PRESENÇA DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EPISTÊMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO NOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

anos iniciais, P´ráticas cient´ficas, Práticas epistêmicas, Ciências

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a presença de práticas científicas e epistêmicas nos conteúdos que envolvem o conhecimento químico dispostos nos livros didáticos de Ciências, voltados para os anos iniciais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa, fez uso da análise documental como metodologia de pesquisa, tendo como metodologia de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram selecionadas 9 coleções de livros de Ciências. Como resultados principais, evidenciamos a presença de 385 verbos ou termos de ação relacionados às práticas científicas e a presença de 282 verbos ou termos de ação relativos às práticas epistêmicas. A alta frequência de práticas científicas, em detrimento das práticas epistêmicas, pode ser justificada pelo modo histórico e tradicional que o ensino de Ciências foi desenvolvido ao longo dos anos, no qual eram valorizadas abordagens tradicionais que tendiam para o tecnicismo.

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Biografia do Autor

Clarianna Ferreira de Matos, Grupo Arco Educação

Licenciada em Química (2017) e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2020) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É editora de livros didáticos de Química para o Ensino Médio, participando também do desenvolvimento de projetos educacionais no Núcleo de Conteúdo Editorial (NEC) do grupo Arco Educação. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ).

Leonir Lorenzetti, UFPR

Graduação em Ciências. Mestre em Educação. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

27/02/2023

Como Citar

Matos, C. F. de ., & Lorenzetti, L. (2023). A PRESENÇA DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EPISTÊMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO NOS ANOS INICIAIS. HOLOS, 1(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14447

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