ENSINO DE FÍSICA COM USO DE SIMULADORES VIRTUAIS: POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Simulação virtual, Ensino de Física, Ferramenta computacionalResumo
Os simuladores virtuais são softwares com objetivos de emular uma realidade na qual seja possível, sobretudo, a
aprendizagem do usuário. Neste contexto, os simuladores virtuais quando utilizados como recursos
didáticos visando estimular o interesse dos alunos e reforçar a aprendizagem de conceitos das ciências da
natureza, e em particular da Física, torna-se uma estratégia interessante. Muitos simuladores têm sido
desenvolvidos nos últimos anos, tornando-os ferramentas conhecidas, principalmente porque alguns
deles funcionam on-line e são gratuitos. Apesar disso, ainda não podemos dizer que a utilização desse recurso é
uma realidade no Brasil. Diversos problemas dificultam ou até impedem sua utilização. Neste trabalho
observamos o comportamento de um grupo de professores de ciências da natureza acerca da utilização
dos simuladores virtuais. Os dados mostram que ainda há muito o que fazer no sentido de popularizar esse recurso
entre os professores e, por conseguinte, na cultura educacional do ensino de Física.
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