A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NO BRASIL NEODESENVOLVIMENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.14325

Palavras-chave:

Neodesenvolvimentismo, Políticas educacionais, Piauí

Resumo

O texto objetiva analisar os desdobramentos das políticas educacionais no Piauí, entre 2003 e 2015, considerando o contexto socioeconômico e político desse estado. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental dos principais aspectos que marcaram o desenvolvimento socioeconômico, político e educacional do Brasil e do Piauí nesse período, marcado pelo neodesenvolvimentismo. Concluímos que houve um movimento positivo de expansão da oferta da educação básica e de melhoria de indicadores educacionais no estado. Contudo, existiram entraves resultantes das limitações do neodesenvolvimentismo, a exemplo das parcerias público privadas, que possibilitaram ao mercado definir propostas didático-pedagógicas e angariar recursos públicos. Igualmente, permaneceu o caráter gerencial no controle de resultados e na racionalização das ações educativas.

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Biografia do Autor

Adriana e Silva Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Dante Henrique Moura, Instituto Feredal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase na educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo seu coordenador desde sua criação, em 2004.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

e Silva Sousa, A., & Henrique Moura, D. (2023). A EDUCAÇÃO PIAUIENSE NO BRASIL NEODESENVOLVIMENTISTA. HOLOS, 6(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.14325

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